Pesquisar
Close this search box.

Editorial – Edição: 731 – sábado, 22-06-19

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Editorial – Edição: 731...
    Olá, leitor e leitora do JR

    Nesta semana, o Jornal de Rolândia tem matérias para todos os gostos: para os otimistas, para os pessimistas e também para os realistas.

    Falando mais seriamente, nesta edição pode-se ler sobre o anúncio da redução do índice da folha nas receitas do município. Em um ano, com medidas austeras e nada populares, a administração reduziu o índice de mais de 57% para 52,52%. O limite prudencial, dado pelo Tribunal de Contas, é de 51,30%, mas mesmo assim os números merecem ser comemorados, principalmente quando se leva em conta a situação de outros municípios da região, do Estado e do País. 

    O anúncio do índice foi feito pelo prefeito e pelo secretário de Finanças que prometeram uma queda maior ainda nos próximos meses. “Queremos chegar ao fim do mandato com índice inferior a 48%”, afirmou Francisconi. Para se entender melhor, de cada 100 reais que a prefeitura recebe, R$ 52,52 são para o pagamento dos servidores.

    A notícia não tão boa é com questão à Saúde e à ciclovia. A ciclovia continua sem nenhuma melhoria há muito tempo e os trabalhadores e ciclistas continuam a sofrer as consequências disso. Leia a matéria na página 05 para entender melhor a história.

    Na Saúde, parece que a população de Rolândia cresceu de repente. Pelos atendimentos realizados nas UBSs e PAs, dá a impressão de que passamos de 65 mil habitantes para quase 100 mil. As Unidades Básicas de Saúde estão atendendo a muita gente, os médicos lotados lá estão sobrecarregados. O Pronto Atendimento, o PA que escrevi anteriormente, está fazendo mais de 350 atendimentos por dia. O problema é que as pessoas têm de esperar duas, três, quatro, cinco, seis horas para serem atendidas. Como muita gente desisite, acaba indo até o São Rafael, que também tem uma superlotação, principalmente quando o PA e as UBSs estão fechadas. A matéria na página 06 é sobre isso e ela foi feita sem sabermos como foi a sexta-feira no PA, já que as UBSs estavam fechadas e só voltam a abrir na segunda-feira (24).

    Mas vamos terminar esse editorial com uma notícia feliz. A vida de  uma criança recém-nascida foi salva graças ao trabalho rápido dos policiais militares e dos profissionais do hospital São Rafael. Com apenas 24 dias de vida, o menino estava engasgado com o leite da mão e estava sem respirar. Decisões rápidas, e acertadas, trabalho em conjunto e em sintonia fizeram com que a criança fosse salva.

    Nesta edição, são seis vídeos através da Realidade Aumentada.

Boa leitura e bons vídeos.
Josiane Rodrigues
Editora
José Eduardo
Editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: