Pesquisar
Close this search box.

EDITORIAL – EDIÇÃO: 832 – SEXTA-FEIRA, 09-07-21

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. EDITORIAL – EDIÇÃO: 832...
    Olá, querido leitor e cara leitora do JR
  
    Nesta semana, o JR se debruçou sobre os números do novo coronavírus (Covid-19) em Rolândia. Juntou esses números, analisou-os, comparou-os aos números de 2020 e “descobriu” o que já se desconfiava. Há muitos mais casos da doença agora, há muitos mais óbitos e há muito mais mortes entre as pessoas mais jovens.

    Já se desconfiava, mas essa diferença de óbitos de 2020 para 2021 deixou-nos muito assustados. Em apenas três meses, o número de mortes alcançou a mesma quantidade de todos os óbitos de 2020: 67 pessoas faleceram no ano passado devido à Covid-19 e 67 pessoas morreram neste ano pela mesma doença até o dia 31 de março.

    Se computarmos até 30 de junho, o que a matéria fez, chegaremos a 187 mortes. Traduzindo: em seis meses, tivemos no município de Rolândia quase o DOBRO de óbitos que tivemos em 9 meses de 2020. Então, a doença está mais mortal e mais transmissível, seja por causa de novas cepas, seja por causa de descasos com as medidas de distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel.

    Outro ponto que chamou-nos a atenção foi a baixa da faixa etária das pessoas que morreram por causa da doença. Neste ano, tivemos três pessoas com menos de 30 anos que faleceram de Covid-19: a mais jovem delas tinha 24 anos de idade. Há pessoas de 30, muitas de 40 e de 50 anos, de 60 anos também. Os mais idosos, por causa da vacinação, estão mas protegidos. Felizmente, a imunização avança sobre as idades, que diminuem a cada nova ação da Saúde. Nesta sexta-feira (09), vacinaremos as pessoas com 43 anos de idade.

    Ei, que vacina vocês estão aplicando hoje?
    Aquela contra a Covid-19.

    E o sommelier de vacina, hein? Muitas pessoas querendo escolher que vacina tomar e deixando de se imunizarem porque, naquele dia, o imunizante não era o que elas gostariam.
  
    Vacina boa é aquela que vai no braço, não importa o que algumas pessoas digam por aí. Se alguém lhe disser, por exemplo, que a Coronavac não presta. Peça para ele ler uma matéria, em veículos de comunicação sérios, sobre a cidade de Serrana. Vai saber que a imunização de 75% da população daquela cidade fez cair drasticamente os casos, as internações e as mortes por Covid-19.
 
    Também pode ler a atual relatório do governo chileno sobre a eficácia da vacina do Butantan em nosso país vizinho. 
  
    Leia veículos de comunicação sérios e desconfie do tiozão ou da tiazona do WhatsApp. 
Boa leitura

Josiane Rodrigues
Editora

José Eduardo
Editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: