Rotkappen realiza Festival Folclórico e Concurso Infantil de Dança

Eventos serão realizados no centro cultural Nanuk nas noites de sábado e domingo; entrada é franca

Publicado: 20/08/16 • 14h10
Atualizado em: 24/08/16 • 10h17

O Grupo Folclórico Alemão Rotkappen, de Rolândia, realiza seu 1° Festival Folclórico e Concurso Infantil de Dança neste final de semana: sábado (20) e domingo (21), às 19h30, no Centro Cultural Nanuk. Os dois eventos são abertos ao público.

Kátia Dias Förster, presidente do Rotkappen, conta que o concurso infantil será no sábado, com a participação de cerca de 140 crianças, do 3° ao 5° ano, de cinco escolas municipais de Rolândia: Monteiro Lobato, Maria do Carmo Campos, Maria Teixeira Georg, Parigot de Souza e Sebastião Feltrin.

Membros do Grupo Folclórico estão ensaiando com as crianças há cerca de um mês a dança Tangermünder Polka. Os grupos das escolas competirão entre si, com a mesma coreografia e haverá troféus e lembrancinhas para 1°, 2° e 3° lugares. Cinco jurados avaliarão o desempenho dos participantes. “O objetivo é mostrar a cultura alemã, que é uma das fundadoras da cidade, e levar para as crianças das escolas municipais. É uma coisa diferente, elas estão gostando bastante”, relata Kátia.

Segundo a presidente, o Festival Folclórico, no domingo, terá apresentações de outros grupos de diferentes etnias – provavelmente de japoneses e indígenas – e de bandas, corais e capoeira. “Ainda não estão todos confirmados”, explica. O objetivo, de acordo com Kátia, é que os grupos conheçam os trabalhos uns dos outros.

Rotkappen
O Grupo Folclórico Rotkappen tem 25 membros na categoria adulto e 20 na categoria infantil. Os ensaios acontecem todos os sábados, das 14h30 às 15h30 (infantil) e das 16h às 18h (adultos) na Igreja Luterana. “Conseguimos bastante crescimento esse ano, com a maior divulgação da dança, as crianças têm procurado bastante”, relata Kátia.

Os eventos são realizados dentro do Projeto “Folclore, conhecer para amar, amar para respeitar”, aprovado e financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Rolândia. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.