Neste final de semana tem Erntedankfest

A tradicional festa alemã da Igreja Luterana inclui baile neste sábado, culto festivo e almoço típico

Publicado: 25/05/17 • 17h25
Atualizado em: 29/05/17 • 14h43

Neste final de semana, a Igreja Luterana de Rolândia vai realizar sua tradicional Erntedankfest, festa alemã de ação de graças pela colheita, celebrando a fartura. Neste ano, a festa será realizada em dois dias: começa no sábado (27) com um baile no Rolândia Country Clube 2 (antigo Concórdia), a partir das 21 horas, com a dupla Sandro & Wilson, de Pomerade (SC) – velha conhecida dos rolandenses. “A festa é para todos e não apenas para a comunidade alemã”, relembra Silvia Unbehaum, secretária da Igreja Luterana.

Já no domingo (28), a festa será iniciada com um culto festivo às 10 da manhã. Em seguida, será servido o almoço da culinária típica germânica ao som da dupla de Pomerade. A refeição inclui o Einsbein, marreco recheado assado com repolho roxo, batatas e pepino. Também será servido salsichão com arroz, chucrute e batata e o famoso Frango da Luterana, recheado com os próprios miúdos e assado em fornos a lenha. Os visitantes também poderão apreciar o churrasco “brasileiro”. Também vão se apresentar na Erntedankfest 2017 os grupos alemães de Rolândia Rotkappen e Volkstanzgruppe Weisser Schwan, e o grupo Teuto-brasileiro de Maringá. Os corais Roland Singt (Rolândia), Esperança (Apucarana) e Heimatklänge (Londrina) também farão apresentações na festa.

O ingresso para o baile de sábado (27) custa 15 reais e dá direito a um copo de chope de 400 ml no almoço de domingo (28). Eles estão à venda na Igreja Luterana, com os membros, na Eletrodill (Av. Tiradentes, 1440) e no Açougue Santa Rosa (R. Barão do Rio Branco, 53).

História da festa
A Erntedankfest é uma tradição alemã e no Brasil, é realizada entre os meses de maio e junho e é tradicional nas comunidades evangélicas luteranas. A Igreja Luterana de Rolândia realiza a festa na cidade há mais de 80 anos, desde a fundação da igreja – em 29 de março de 1939. No dia do evento, os membros destas comunidades reúnem os mais variados produtos, inclusive sementes, que são levados à Igreja, em agradecimento a colheita do ano. Anualmente, na cerimônia religiosa, esses produtos são colocados junto ao altar, como a oferta de agradecimento. Após o culto, é realizado o leilão desses produtos.

Em Rolândia, estes produtos são doados a entidades. A Erntedankfest representa o respeito por todos os produtos que servem para o sustento da família, agradecendo pelo alimento diário que está sobre a mesa. A Festa da Colheita é o momento para agradecer a Deus por sua bondade, por meio dos frutos do trabalho humano e da generosidade da terra. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.