Rolândia ganha tudo nos JEPs

Feminino ganhou todos os pódios possíveis e masculino levou 5 das 9 medalhas; apenas rolandenses vão à fase nacional

Publicado: 09/07/18 • 16h56
Atualizado em: 15/11/18 • 01h54

    Rolândia ganhou (quase) tudo na 65ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), disputada no parque Jabuti, em Apucarana entre os dias 07 e 09 de julho. Com os excelentes resultados alcançados pelos alunos e alunas do Colégio Souza Naves, Rolândia colocou os dois atletas na seleção paranaense que vai disputar a fase nacional dos Jogos, que será realizada em Natal de 12 a 25 de novembro. Luana Ferreira e Gabriel de Sá são os únicos ciclistas da categoria B (atletas até 14 anos) na seleção paranaense, fato que deve levar o técnico da equipe, José Ricardo Moraes, também para a seleção em novembro.

    No sábado (07), foi disputada a prova Estrada individual, que é uma corrida em circuito, com distância e tempo determinados. Após muitas pedaladas surgiram os primeiros campeões da modalidade: Ana Julia Santos Alves, representante do Colégio Estadual Souza Naves, de Rolândia, foi a primeira a completar a prova (20 minutos+1 volta). Outras duas rolandenses completaram o pódio: Luana Ferreira em segundo lugar e Isabela Schuster em terceiro (todas do Souza).

    Sergio Henrique Armacolo Batista, da mesma escola, também ficou com o ouro do masculino (35 minutos+1 volta) e Gabriel de Sá Senhoreli ficou com a segunda colocação na prova de Estrada – os dois são atletas do Souza Naves.

    Para Ana Julia, que na edição passada ficou com a medalha de prata nesta prova, a persistência foi fundamental para conquistar melhores resultados. “Neste ano muitas pessoas subiram de categoria facilitando um pouco mais pra gente. Além disso, treinei muito as provas de Sprint e de fugas. Acabou dando certo de vir e terminar em primeiro”, contou. Segundo a atleta, as elevações do percurso foram os pontos mais desgastantes. “Nessa prova foi muito difícil as subidas que travavam as marchas, além de serem muito fortes e pesadas. Eu sou mais para subidas em montanhas. Sprint eu tento, às vezes eu consigo”, finalizou.

    Os rolandenses seguiram com um excelente desempenho na prova no domingo (08) na prova por pontos. “É uma prova em que a cada determinada quantidade de voltas, tem um Sprint intermediário e os atletas somam pontos”, explicou o treinador.

    Mais uma vez, as ciclistas de Rolândia dominaram o pódio, somente invertendo as posições: Luana Ferreira ficou com a primeira posição, Ana Julia Santos Alves ficou em segundo e Isabela Schuster se manteve em terceiro. Entre os meninos, as posições também se inverteram. Gabriel de Sá Senhoreli ficou com o ouro e Sergio Henrique Armacolo Batista, com a prata. João Miguel Balan (Colégio Villanueva) ficou em quarto lugar e Matheus Beloso (Souza Naves) na quinta colocação.

    A participação rolandense foi concluída nesta segunda (09) com a prova de velocidade (500m) Contra o Relógio. Gabriel de Sá Senhoreli venceu a prova masculina e, com isso, classificou-se para a etapa nacional, assim como Luana Ferreira, campeã da prova feminina. Ana Julia Santos Alves e Isabela Schuster novamente fecharam o pódio para as rolandenses, com a segunda e terceira colocação, respectivamente. Sergio Henrique Armacolo Batista ficou em quarto lugar no masculino.

As ciclistas tiveram 100% de aproveitamento na competição, conquistando todas as nove medalhas que disputaram. “Fechar o pódio do feminino de três provas é algo inédito”, ressaltou o treinador. Ricardo ressaltou que ficou muito satisfeito com o resultado da equipe masculina também, que conquistou cinco das nove medalhas em disputa. “Eles estão muito bem treinados, a gente faz um trabalho especifico para os Jogos Escolares e todo ano a gente consegue classificar atletas para o nacional”, destacou o treinador. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.