Saúde: pré-conferências começaram nesta semana em Rolândia

Reuniões são importantes para que o povo tenha acesso às propostas que irão garantir seus direitos, discutidos na Conferência de abril de 2019

Publicado: 08/11/18 • 17h53
Atualizado em: 08/11/18 • 18h00

    O município de Rolândia realiza sua Conferência de Saúde em abril de 2019, mas já iniciou suas Pré-conferências durante esta semana nas oito regiões de saúde do município, onde se encontram situadas cada uma das Unidades Básicas de Saúde. Essas pré-conferências propiciam a participação da comunidade rolandense em cada uma dessas localidades (Central – Parigot de Souza – San Fernando – Santiago – Nobre – Tomie - Distritos São Martinho e Bartira).   

    Locais e datas
    As primeiras pré-conferências da Saúde aconteceram na terça-feira (06) na UBS central (rua Alzira Tiburski 102), e no salão paroquial do distrito de São Martinho. Na sequência, no dia 13, a partir das 19 horas, será a vez da pré na UBS do distrito do Bartira, e no San Fernando, que será na Igreja Desperta Brasil (rua Angelo Sartori 15 – em frente ao campo). No dia 14, a partir das 18h30, a reunião será na UBS do Santiago (rua Alice Rocha 130).


    No dia 19 de novembro, a UBS do Nobre (rua Sol Nascente 65) recebe as pessoas para participarem de sua pré-conferência a partir das 18h30. No dia seguinte, dia 20, a reunião será na UBS do Tomie Nagatani (rua Rita Borges, esquina com Walter Garrido) às 19 horas. Por fim, no dia 04 de dezembro, a pré-conferência será na UBS do Parigot de Souza (rua Sibiruna 549), às 19 horas. Como a UBS da Vila está em reforma, as pessoas devem ir à conferência das UBS em que vêm sendo atendidas.

    O envolvimento e a participação das pessoas e das entidades organizadas nas Pré-conferências é importante para que a sociedade ajude a elaborar as propostas que serão discutidas na Conferência de 2019. Tudo para que se possa garantir o acesso universal e igualitário às ações e serviços à saúde de qualidade. A ação de todos os cidadãos servem para consolidar e fazer valer os direitos conquistados pelo SUS através de décadas.

    Conselho Municipal de Saúde
    Em Rolândia, o Conselho Municipal de Saúde - CMS/Rol atua como Controle Social na instância municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). É um colegiado formado pelo conjunto de representantes da sociedade, eleitos pela própria sociedade. Reúne-se pelo menos uma vez por mês em plenárias abertas ao público e é nesse espaço democrático que atua na construção da política de saúde municipal, manifestando opiniões, propondo, orientando e decidindo por ações e prestação de serviços de saúde de qualidade.  
  
    No ano de 2019, todos os municípios do território Nacional deverão realizar Conferências de Saúde, que tem por finalidade avaliar, discutir e eleger as propostas da população para a melhoria dos serviços de saúde pública, para uma otimização do SUS. As conferências estão divididas em fases municipais, estaduais e nacional.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.