Pesquisar
Close this search box.

Rede municipal: matrículas começaram nesta segunda-feira

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rede municipal: matrículas começaram...

    As novas matrículas para as escolas municipais, que atendem Educação Infantil 5 e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e para a Educação Infantil nos CMEIs de Rolândia, começaram nesta segunda-feira (12) nas respectivas instituições de ensino. Quem reside na região da instituição de ensino, seja escola municipal ou CMEI, pode procurar pelas novas matrículas a partir dessa data – o período de matrícula termina na sexta-feira (23). Já as matrículas novas nas vagas remanescentes das instituições, quando os alunos moram longe da instituição e os responsáveis, portanto, se responsabilizam pelo transporte, vão de 3 a 7 de dezembro.

    Rematrículas
    No entanto, os pais que perderam o prazo para rematrículas, que encerrou no último dia 31 de outubro, deveriam procurar as instituições até esta sexta-feira (09) para garantirem a vaga do aluno para o próximo ano letivo. “A partir desta semana, quem não fez a rematrícula corre o risco de perder a vaga”, alertou Silvia Félix, gerente de matrículas da secretaria de Educação.


    Segundo a Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, toda criança com quatro anos completos até o dia 31 de março de 2019 deve estar matriculada na Educação Infantil. Portanto, a criança deve ter completado quatro anos até o dia 31/03/19 para ingressar na fase obrigatória da pré-escola.

    As crianças que completam quatro anos de idade após o dia 31 de março devem ser matriculadas em creches, primeira etapa da Educação Infantil. Já as que completam seis anos até 31/03/19 serão matriculadas no 1º ano do ensino fundamental.

    As matrículas para crianças de 0 a 3 anos e 4 anos completos após 31/03/2019 continuarão sendo encaminhadas pela Secretaria Municipal de Educação através do chamamento de crianças da fila de espera, que será atualizada após o fim do prazo de matrículas. “Quando terminarem de fazer as matrículas, vamos saber quantas vagas sobraram e de acordo com essas vagas, farei o chamamento da lista de espera”, explicou a gerente de matrículas.


    Documentos
    Os documentos necessários para matrícula e rematrícula são: cópia e original da Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade (RG) para EJA; Atestado de Vacinação (para todas as séries/anos – CMEI e escola); cópia RG e CPF do responsável; cópia ATUAL da fatura da COPEL ou SANEPAR. (Caso a fatura não esteja no nome do responsável pelo aluno, este deverá trazer outra conta junto com a da COPEL/SANEPAR, em seu nome para comprovar o endereço); declaração de participante do Programa Bolsa Família com o número do NIS (para quem recebe o benefício); cópia do cartão SUS; 01 ou 02 Fotos ¾ (a critério da escola) para ficha de matrícula e pasta individual.

    Transporte
    O recadastramento do transporte também é obrigatório para que o aluno continue tendo direito ao benefício em 2019. Apesar dos prazos já terem sido encerrados, os pais que ainda não fizeram o processo devem procurar a Secretaria Municipal de Educação, que fica na Avenida dos Expedicionários, no 4º andar do Edifício do Banco do Brasil. O horário de atendimento é das 13h30 às 16h30. “O cadastro ainda será analisado para ver se o aluno realmente tem direito”, destacou Silvia.


    Os documentos necessários, em xerox, são: Certidão de nascimento do aluno, comprovante de residência, declaração de matrícula, extrato do bolsa família (para quem possui), RG e CPF do responsável pelo aluno, comprovante de renda familiar. A lista é válida para alunos da zona urbana da rede estadual de ensino, alunos da zona urbana da rede municipal de ensino e alunos da zona rural.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: