IPTU vence nesta quarta-feira (10)

Contribuintes podem pagar cota única e ganhar 15% de desconto ou fazer o pagamento da 1ª de sete parcelas

Publicado: 09/04/19 • 23h21
Atualizado em: 23/04/19 • 21h30

   O vencimento da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2019 de Rolândia é nesta quarta-feira (10), mesma data-limite para o pagamento em cota única, que dá direito a 15% de desconto. O IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 dos meses de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. O valor de 2019 teve um reajuste de 4,39%, equivalente a correção da inflação. O carnê de IPTU pode ser pago nas casas lotéricas, Correios e em qualquer agência bancária.

   O contribuinte pode acessar o carnê pela internet acessando o link no site da Prefeitura (rolandia.pr.gov.br), clicar na aba “IPTU e TAXAS”, no lado direito da tela, selecionar o tipo de cadastro, digitar o número do contribuinte (sem os dois primeiros e o último zero - constante nos carnês anteriores) e apontar o tipo do carnê. Mas para os carnês retirados através do site da Prefeitura, o pagamento é somente na Caixa Econômica Federal, Internet Banking, Correios e Lotéricas.

Quase 29 mil carnês
   No total, foram emitidos 28.904 carnês de IPTU 2019, sendo 22.511 residenciais, identificados pela cor rosa, e 6.393 de terrenos, na cor verde. O valor total a ser cobrado de IPTU gira em torno de R$ 24 milhões e contando com a média de arrecadação por volta de 60%, cerca de R$ 17 milhões devem ser recebidos em 2019.
   
   Para terrenos vazios, o contribuinte vai pagar a taxa de IPTU mais R$ 57,41 referente a Taxa de Iluminação Pública. Para áreas construídas, o cidadão vai pagar o IPTU mais a Taxa de coleta de lixo (calculada de acordo com a metragem da área).

Notificação de mato alto
   Alguns carnês foram enviados com o informe: “Proprietários de terrenos vazios serão notificados via diário oficial”, explicando que a Prefeitura não vai mais enviar cartas individuais para proprietários de terrenos com mato alto. Os proprietários de terrenos serão notificados em publicação no Diário Oficial, que vai contemplar bairros e regiões da cidade. Após a publicação, o contribuinte vai ter dez dias para executar a limpeza.

   A população, portanto, deve promover a limpeza de seus lotes com mais rapidez. Por outro lado, caso o contribuinte não realize essa limpeza, o município fará o serviço, e lançará o valor de capina mais multa em dívida ativa do município. Em caso de dúvidas, o contribuinte pode procurar o setor de Fiscalização: 3255-8609.


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