Saúde: conferência elege entidades e delegados

Evento elegeu as entidades para o Conselho e os delegados para a conferência estadual

Publicado: 10/04/19 • 19h45
Atualizado em: 11/04/19 • 08h41

    A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Rolândia, realizada no sábado (06) na escola Sebastião Feltrin, cumpriu seus principais objetivos. O evento, que durou quase o dia todo, teve a participação de trabalhadores, prestadores de serviço, gestores e usuários da Saúde. A conferência elegeu e homologou as entidades para o Conselho Municipal de Saúde (CMS), escolheu os delegados para participar da Conferência Estadual e reiterou as propostas e prioridades para a Saúde do município para os próximos quatro anos.

    Conselho Municipal
    O Conselho Municipal de Saúde de Rolândia é formado por 32 conselheiros, 16 são titulares e 16 suplentes, e as vagas são divididas em usuários (50%), trabalhadores da saúde (25%), Prestadores de serviço (12,5%) e gestores (12,5%). A maioria das vagas pertencem às entidades, eleitas pelo voto dos presentes e que indicam as pessoas que irão representá-las nas reuniões do CMS. Apenas as vagas dos gestores pertencem à Secretaria de Saúde.

    Como ficou o CMS
    Os usuários, que tem direito a 16 vagas no CMS (oito Titulares e 8 suplentes), tinham mais de 20 entidades em busca de um lugar. As entidades foram separadas por afinidade – religiosas, associação de moradores e APMF de escolas – e eleitas a partir dessa distinção. A titularidade ficou com: Assoc. dos Moradores do Pe. Ângelo, Conselho de Pastores de Rolândia, Pastoral da Criança, Sociedade Beneficente Mulçumana de Londrina e Norte do Paraná, APMF Escola Luiz Real, Adefir (Assoc. dos Deficientes Físicos de Rolândia), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolândia e Escola de Samba Flor de Maracujá. A suplência ficou com APMF do colégio Villanueva, APMF da escola Nossa S. Aparecida (Bartira), Assembleia de Deus do Bartira, IPI de Rolândia, Igreja Evangélica Brasil para Cristo, Sociedade São Vicente de Paula – Conselho Central, Assoc. dos Moradores do Parigot de Souza e Paróquia São Martinho.

    As vagas de titularidade dos Trabalhadores da Saúde foram para o Sisrol (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rolândia), CRO (Conselho Regional de Odontologia), Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) e CRM (Conselho Regional de Medicina). As suplências ficaram com a Sisrol (três vagas) e Coren.

    Os Prestadores de Serviço (SUS) têm como titulares o Hospital São Rafael e a Casa de Saúde de Rolândia. A Apae/APMF Escola Caviúna e o Labormed têm a suplências (todos devem indicar seus representantes). Os gestores da Saúde, que têm direito a duas titularidades e duas suplências, indicaram como titulares o secretário Marcelo Marques e Arlete Cristina da Silva. Já os suplentes são José Sabino de Lemos e Ivone Liberatti Estabile.

    Delegados
    A 11ª Conferência também elegeu os representantes do segmento dos Usuários (SUS) para participarem da 12ª Conferência de Saúde do Estado do Paraná, que será realizada de 11 a 13 de junho em Curitiba. As três vagas titulares ficaram com Ronaldo Ferreira (Paróquia São Martinho), Ozir da Silva (Escola de Samba Acadêmicos Flor de Maracujá) e Vânia Aparecida de Souza (APMF-Escola Municipal Luiz Real). Os suplentes são Vilson Oga (IPI - Igreja Presbiteriana Independente) e Paulo Sérgio Antonio (Assoc. Moradores do Padre Angelo) - a última suplência pertence à Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missões, da Vila Oliveira. .

    Os representantes dos segmentos dos Trabalhadores da Saúde e dos Prestadores de Serviços (SUS) de Rolândia disputarão as vagas destinadas a esses segmentos com representantes de outros municípios da região de abrangência da 17ª Regional de Saúde. As plenárias específicas serão realizadas nesta sexta-feira (12) em Londrina. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.