Na Alep: Padre Zé é cidadão honorário do Paraná

Homenagem foi entregue na Assembleia Legislativa do Paraná na terça-feira

Publicado: 14/05/19 • 10h19
Atualizado em: 25/08/19 • 00h03

    O Monsenhor José Agius, de Rolândia, foi até Curitiba para receber o título de Cidadão Honorário do Paraná na terça-feira (07). Esse é o maior título concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) a cidadãos no estado e foi entregue por iniciativa do deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

    Outros rolandenses, entre eles os vereadores Irineu de Paula (PSDB) e Edileine Griggio (PSC), também estiveram presentes na sessão que homenageou o religioso rolandense nascido em Malta. O título foi entregue pelo presidente da Casa, Ademar Traiano, e Padre Zé também visitou o governador Ratinho Jr, que o cumprimentou pela homenagem.

    Joseph Bernard Agius nasceu em 02 de outubro de 1942 em uma pequena ilha chamada Gozo, próximo a Malta. Carinhosamente chamado de Padre Zé, ele já é cidadão honorário do município de Rolândia. Atualmente, ele é pároco na paróquia São Paulo Apóstolo depois de ter sido por décadas pároco na paróquia São José.

    Padre Zé tem quatro irmãos chegou ao Brasil em 1961. Sua ordenação, em 1965, aconteceu na antiga catedral de Londrina, em cerimônia presidida pelo então arcebispo dom Geraldo Fernandes. A primeira Missa Solene foi celebrada por ele em 11 de julho de 1965.

    Após estudar Teologia no Seminário em Curitiba, ele foi ordenado padre, voltou para visitar os familiares em Malta. Depois, foi enviado para Pitangueiras, em fevereiro de 1966, assumindo como 2º pároco do antigo distrito de Rolândia. Chegou a Rolândia em 1969 como vigário coadjutor e tornou-se pároco da Igreja Matriz São José em 1972.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.