Ambiente: Conferência elege (parte dos) conselheiros

Evento elegeu quase todos os conselheiros do Comdema, elaborou propostas para a área e teve uma palestra da Câmara Técnica da Água

Publicado: 08/06/19 • 20h06
Atualizado em: 20/06/19 • 17h10

    A 7ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Rolândia foi realizada na noite desta terça-feira (04) no Sindicato Rural de Rolândia discutindo propostas para a área e elegendo os conselheiros do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). A programação incluiu uma palestra com o tema “Câmara Técnica da Água – Projeto Oásis”. Em seguida, os presentes se dividiram em três grupos para discutir propostas de três eixos: uso racional da água, a água do Ribeirão Ema e o Pagamento de Serviços Ambientais (PSA).

    No final da conferência, foi feita a plenária das propostas levantadas para cada eixo e a eleição dos 22 conselheiros do Comdema. O Poder Público indicou seus 11 conselheiros, mas das entidades, apenas sete vagas foram ocupadas. Como o quadro de conselheiros não ficou completo na parte das entidades, o Comdema tem até 15 dias para realizar uma eleição suplementar e completar as vagas restantes, de acordo com o seu regimento.

    Conselheiros 
    Pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, a vaga é de Nair de Gouveia Mantovani e Ademir Marchetti (suplente). Pela Secretaria Municipal de Saúde: Alécio Quinhone Júnior e José Sabino Lemos (suplente). Pela Secretaria Municipal de Educação: Horaci Jaqueline Silva de Souza Ribeiro e Silmara Zabeu Mesquita (suplente). Da secretaria de Desenvolvimento Econômico: Franciele da Silva e Arnaldo Camilo de Lima (suplente).
Da Secretaria Municipal de Planejamento: Cláudio Alberto Metzger e Lelce Jussiane Machado de Farias (suplente). Da Secretaria Municipal de Cultura: Eliane Conti Hoshino e Marcos Rodrigues (suplente). Da Câmara Municipal: João Salvador dos Santos e Alex Santana (suplente). Da Emater: Shiguedy Katto e Felipe Favoretto Furlan (suplente). Pela Sanepar: Jackson Jamilton Lobato e Victor Henrique Boatto (suplente). Representando a Polícia Ambiental: Osmar Luiz Rosa e Marcio Eleno de Jesus (suplente). Da Coordenação do Curso Técnico em Meio Ambiente: Maria de Lourdes Marquini e Rozinaldo Laurano (suplente).

    O setor produtivo tem direito a quatro representantes, mas só ocupou duas vagas. As cooperativas serão representadas por Itamar Ansileiro e Gilson de Souza Oliveira (suplente). O sindicato patronal tem como conselheiro Daniel Alfredo Rosenthal e Antônio Carlos Mendonça (suplente). Ainda restam eleger conselheiros pelo Sindicato de Trabalhadores ou Associações de Profissionais Liberais da OAB e pela ACIR.

    O terceiro setor, com sete vagas, ainda precisa indicar dois conselheiros, para a segunda vaga para ONGs específicas da área do meio ambiente e a vaga única para clubes de serviço. Daniel Steidle é conselheiro titular pela vaga 1 das ONGs específicas da área do meio ambiente tendo Maria Izabel Ribeiro como suplente. 

    As ONGs de caráter filantrópico, educativo ou assistencial estão representadas por Araci de Freitas e Adria Marcia Cabral Gouveia (suplente). As Associações de Moradores tem Maria Dorotéia Consani e Claudinei Maurício (suplente). As Entidades Religiosas tem Fernando Cesar Pinheiro e Satyrio Storbem Filho (suplente). Pelos Conselhos Municipais, a vaga é de Marlon S. Gomes e Luciana Di Píetro (suplente). 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.