Rolândia: alunos serão avaliados pela Prova Paraná nesta terça

Avaliação busca analisar desempenho dos estudantes e gera dados para planejamento de futuras ações pedagógicas na rede municipal de ensino

Publicado: 11/06/19 • 10h57
Atualizado em: 20/06/19 • 16h53

    A Prova Paraná será aplicada nesta terça (11), para aproximadamente 1600 estudantes de 2º e 5º ano de todas as escolas municipais, aproximadamente 800 de cada uma dessas séries. A avaliação foi instituída neste ano pelo governo estadual para avaliar a proficiência dos alunos e com base nos resultados, definir ações de apoio pedagógico. “É muito importante que os pais saibam que esse momento da avaliação é fundamental para as crianças”, destacou a secretária de Educação, Silvia Unbehaun Puschel, incentivando a participação dos alunos. 

    Essa prova será aplicada em alunos de todo o Paraná. “Esse exame é aplicado principalmente para que a escola possa com os resultados ver o que precisa melhorar na aprendizagem das crianças. Veremos quais conteúdos os alunos ainda não dominam e que precisamos trabalhar melhor”, explicou a secretária.  

    Além de questões de Língua Portuguesa e Matemática com alternativas, os alunos passarão por uma avaliação individual oral de proficiência de leitura, que levará cerca de dez minutos. “Ao clicar, aparecem palavras para o aluno ler, um texto e um relógio em que corre o tempo da leitura”, adiantou Silvia. A correção será feita pelo próprio professor da turma por meio de um aplicativo de celular. “Nesse aplicativo de correção tem o gabarito e depois os resultados vão gerar alguns gráficos”, revelou. Estes serão avaliados em reuniões pedagógicas da secretaria e das escolas buscando soluções de aprimoramento do ensino. 

    As turmas das escolas municipais que fizerem a Prova Paraná não farão a Prova AERO (Avaliação da Educação de Rolândia), com exceção do 5º ano que fará questões extras de Inglês, disciplina que já faz parte da grade curricular desta série no município. Os demais alunos de 1º, 3º e 4º ano farão a prova AERO também na terça (11). Os coordenadores das escolas municipais passaram por uma formação na quinta (06) para repassarem aos professores as orientações do dia da prova. 

    1ª etapa
    No início de 2019, os alunos de 5º ano fizeram uma primeira etapa da Prova Paraná, mas o aplicativo de correção e a prova passaram por reformulações. Apesar de ter o mesmo molde, essa prova não é a Prova Brasil, aplicada a cada dois anos e que dá a nota de cada escola no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) baseado no desempenho dos alunos. Esta prova, que é nacional, será aplicada somente no último trimestre de 2019. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.