A sorrateira Pneumonia - por Dr. Evandro Rosa

Atualmente, a Pneumonia é a quarta causa de mortes mais frequentes

Publicado: 08/08/19 • 13h35
Atualizado em: 08/08/19 • 13h40

    Atualmente, a Pneumonia é a quarta causa de mortes mais frequentes, atrás de doenças como infarto, derrames e cânceres. Uma fato alarmante. Em uma sociedade evoluída como a em que vivemos atualmente, chama a atenção, pois são causas que podem ser evitadas e tratadas, provocando menos mortes.

    A pneumonia é classificada como uma infecção do sistema respiratório baixo (traqueia, brônquios e pulmões). A pneumonia comunitária é aquela em que acontece tais situações fora de ambiente hospitalar e ou nas primeiras 48 horas de internação do paciente.
 
    O quadro clínico consiste basicamente em tosse, falta de ar, dor quando a pessoa respira, mal estar geral, febre, temperatura acima de 37,8º, falta de fome e incapacidade de realizar tarefas cotidianas. A tosse, em quase sua totalidade, é acompanhada de secreção abundante, alteração na ausculta pulmonar, realizado por profissionais da saúde, bem como confusão mental. A doença é mais comum em idosos.

    Sinais como suor excessivo, calafrios, dores no corpo são comumente encontrados, a imagem de um simples raio-x de tórax evidencia facilmente qualquer alteração nos pulmões. Mas deve-se levar em consideração as manifestações diferentes que a doença apresenta em pessoas idosas e em pessoas com doenças pulmonares e cardíacas prévias. É necessário um alto nível de suspeita pelos seus familiares e agentes de saúde. Nessas pessoas, a pneumonia pode se manifestar apenas como uma desorientação, perda da capacidade de realizar tarefas que eram executadas facilmente anteriormente e piora das doenças prévias, tratadas anteriormente com bom resultado, como diabetes, doenças pulmonares e cardíacas.

    Um fato extremamente grave, que vem causando grande mortalidade e piora na qualidade de vida das pessoas atualmente, é a falta de prevenção. Essa ação deve ser efetuada e orientada em unidades básicas de saúde, seguindo protocolos já estabelecidos e consagrados por diversos estudos. Segundo as diretrizes atuais, as seguintes recomendações devem ser seguidas para prevenção de pneumonia bacterianas na comunidade: todas as pessoas com mais de 50 anos em risco, devido o contato com pessoas infectadas por Influenza e os profissionais de saúde, devem ser vacinados contra Influenza anualmente. 

    Além disso, a Vacina antipneumocócica é recomendada em pacientes acima de 65 anos e em pacientes com doenças prévias, tais como, doenças pulmonares, renal crônico, doenças hepáticas, diabetes, etilismo, pessoas que tiveram o baço retirado, que usam medicamentos que diminuem sua imunidade para tratamento de outras doenças.

Dr. Evandro Rosa - CRM: 27219 - atende na Clínica Médica Alphamed - Rua Estilac Leal, 165 - Fone: 3156-2555

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.