Com a inspiração e personagens presentes

Livro infantil sobre ambiente e plantio direto, que teve Herbert Bartz como inspiração, foi lançado oficialmente em Rolândia pelo próprio autor

Publicado: 19/08/19 • 16h28
Atualizado em: 16/09/19 • 05h53

   O lançamento do livro infantil “O mistério do Ribeirão Vermelho”, em Rolândia, realizado na manhã da sexta (09) na Comunidade da Graça, contou com a presença de centenas de alunos da rede municipal de ensino. O evento também teve a presença do jornalista Wilhan Santin, autor do livro, de Herbert Bartz e de sua filha Marie, inspiração e personagens da obra, que também tem mais dois filhos de Herbert: Johann e Wieland (já falecido). 

    Os alunos e alunas puderam conhecer mais sobre a história de Herbert Bartz e do Plantio Direito, técnica que desenvolveu e aperfeiçoou – o rolandense é considerado o “Pai do Plantio Direto”. Isso diretamente da boca de Bartz, visivelmente emocionado. Sua filha, Marie, bióloga e autoridade quando o assunto é minhoca, também falou de sua profissão e de seu amor por esses pequenos animais e tão importantes para a agricultura. “Marie melhorou o meu trabalho”, resumiu Herbert. Muitos alunos puderam conhecer mais sobre a minhoca com Marie – há uma minhoca batizada como Fimoscolex bartzi em homenagem a essa família tão importante na agricultura.

    O livro busca conscientizar os alunos do Fundamental sobre o respeito à natureza e conservação do meio ambiente, de forma lúdica e didática. A obra tem Herbert e seus três filhos Marie, Johann e Wieland com personagens e conta a história do plantio direto – Bartz foi considerado louco quando parou de arar a terra e a plantar diretamente sobre a palha. Isso atraiu mais minhocas em busca de matéria orgânica e deixou o solo mais fértil. Não arar o solo e deixar a palha foi a solução encontrada para a terra não ir embora com as chuvas e deixar os rios “vermelhos”. “Eu não me conformava de ver o solo indo embora. O tesouro de um agricultor é o solo... Numa tempestade, vi a água levando a terra, as sementes, os adubos. Isso acontecia comigo e com todos no Brasil... Uma tristeza!”, relata Bartz em trecho do livro.

    A secretária de Educação, Silvia Puschel, lembrou que o livro será distribuído na rede de Rolândia. No site da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), é possível acessar versões digitais do livro em português e as traduções para o inglês, espanhol, francês e alemão. 

    Vários membros da federação confirmaram presença no evento, como o diretor honorário e inspiração do livro, Herbert Bartz; o diretor presidente do grupo Araunah, Jonadan Hsuan Min Ma; o vice-presidente no Paraná, Daniel Rosenthal; a diretora e primeira secretária Marie Bartz, filha de Herbert, da Universidade Positivo e o conselheiro e diretor de pesquisa do IAPAR, Rafael Fuentes Llanillo. Outras autoridades municipais e pessoas da comunidade também estavam presentes.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.