Programa Pingo d’Água nas escolas de Rolândia

Além de usarem apostilas do programa, alunos que fizerem as melhores fotos participarão de concurso

Publicado: 28/08/19 • 10h35
Atualizado em: 16/09/19 • 06h04

    Há mais de 10 anos, a secretaria de Educação de Rolândia adere ao programa Pingo d’Água, iniciativa do Copati (Consórcio Ambiental do Rio Tibagi). Em 2019, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental trabalharão conteúdos do meio ambiente e, juntamente com professores de arte, participarão do concurso de fotografias do programa. 

    O projeto repassa apostilas com conteúdos que fazem parte da base que são usadas todos os anos em Rolândia. Todas as escolas do município receberam exemplares para os alunos e manuais para os professores. “Os materiais trabalham a questão da bacia do Rio Tibagi, a importância da preservação da água e tudo o que se refere ao recurso hídrico”, detalhou a secretária de Educação, Silvia Unbehaun Puschel.

    Como explicou a secretária, a atividade de fotografia consiste em fotografar o recurso “água” tanto de forma artística e poética, quanto em forma de denúncia ou apelo. “O aluno escolhe uma foto que pode exaltar a água e a natureza ou uma foto-denúncia, de lixo ou alguma cena desse ambiente sendo degradado”, ressaltou. 

    Apesar de não ser obrigatório, todas as 12 escolas do município irão participar da atividade fotográfica. As melhores fotos produzidas por alunos rolandenses serão inscritas no concurso. Vale lembrar que Rolândia já teve fotografias finalistas no concurso ao longo de todos os anos que adere ao programa. 

    As fotos serão julgadas por uma comissão formada por personalidades ligadas à educação, à cultura, ao meio ambiente e à comunicação. Nas fotos inscritas, serão observados os critérios de qualidade de imagem e beleza que melhor transmitirem o tema escolhido pelo programa: “As Belezas, os Problemas e Soluções Ambientais na Bacia do Rio Tibagi”.

    As atividades com os materiais do programa e as fotos estão sendo realizadas de acordo com o cronograma de cada professor em cada escola. 

    As inscrições das fotos vão até 26 de novembro e o resultado será divulgado em 06 de dezembro. A premiação ainda não foi definida, mas será também no mês de dezembro. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.