Tudo sobre os pratos do Festival Gastronômico

Proprietários descrevem em detalhes os ingredientes e modo de preparo das delícias exclusivas do evento rolandense de gastronomia

Publicado: 03/09/19 • 15h14
Atualizado em: 03/09/19 • 17h27

    O 3º Festival Gastronômico de Rolândia começou na segunda-feira (26) e vai até o dia 06 de outubro, um domingo. Neste ano, são oito restaurantes – com suas respectivas receitas especiais – participando do evento. Os pratos são servidos exclusivamente nesses 42 dias de festival nos próprios restaurantes participantes e cada um tem um modo de preparo especial, ingredientes de qualidade e sabor de dar água na boca. Nós, do JR, duvidamos que você consiga terminar a leitura desse texto sem salivar de vontade e planejar sua visita aos restaurantes para provar todas as delícias do festival. 

    A Casa do Peixe Frito trouxe para o festival o Escondidinho de Tilápia. Feito à base de tilápia, o prato leva também purê de batatas selecionadas e coberto com queijo mozarela gratinado. “É um prato espetacular, muito bom, saboroso e espero que todos gostem”, afirmou Rodrigo Wegner, proprietário do restaurante. 

    O Craft Burguer, lanche exclusivo do Maurinho e Bia Lanches para o festival, tem um suculento hambúrguer artesanal de costela. “O hambúrguer é acompanhado de rúcula, cebola roxa, queijo prato e um molho especial que não vou contar para ninguém”, brincou Maurinho. Tudo isso em um pão de brioche, servido com batata frita rústica. “Experimentem que vocês vão gostar”, garantiu. 

    O Oma’s Kaffee Haus servirá no festival um prato alemão: Königsberger Klopse. O nome quase impronunciável define uma refeição com almôndegas alemãs. “Elas são cozidas em um caldo de carne, não fritas, e servidas em um molho delicioso de alcaparras com batata souté e beterrabas picles”, descreveu Karin Kronenberg, proprietária do café alemão. “O nome é difícil, mas é fácil de comer. Aguardamos vocês”, finalizou. 

    O restaurante O Garfo preparou especialmente para o evento um filé ao molho de alho. “Ele leva creme de leite, pinga e alho. É uma versão adaptada do que meu pai, que é um engenheiro das receitas, fez”, contou Robson Negrão. O filé grelhado ainda é acompanhado por arroz. “Mais uma vez, esperamos todos no restaurante”, afirmou o proprietário Robson Negrão. 

    O Bubba Brisket é a aposta inovadora do Bubba Burger para o festival. “Esse ano resolvemos trazer algo muito diferente. Tivemos que reunir três especialistas em carne para conseguir fazer esse lanche”, revelou Rafael Marcola. O brisket é o peito bovino, muito usado no churrasco americano. “É uma cocção extremamente difícil de executar e quem está fazendo isso é o Vagner, com uma pit smoker, uma defumadora”, explicou. A carne é servida no pão tradicional da hamburgueria com creme de queijo e provolone maçaricado. 

    Pedro, da Pizzaria Concórdia, apresentou o Spaghetti alla Carbonara. O prato leva spaghetti grano duro, cebola, bacon, ovo, creme de leite, pimenta do reino e queijo parmesão. “Não é bem um italiano de verdade porque demos uma ‘abrasileirada’ com creme de leite, mas espero que todos apreciem”, brincou Pedro. 

    Mas não são só pratos salgados que compõem o delicioso cardápio do festival. As palhas italianas, especialidades da Abeille Gourmet, vem com tudo nesta terceira edição. “Do mesmo modo que no ano passado, vocês vão encontrar nossos doces em todos os estabelecimentos parceiros participantes do festival”, explicou Noeli, proprietária. As escolhidas para o evento são a palha italiana de base branca com banana passa ou com frutas vermelhas. “Vá comer lanche, jantar, almoçar e pegue de sobremesa a palha italiana da Abeille”, recomendou. 

    Cristiano e Stella Gil, da sorveteria Gela Boca, apresentaram a taça Snickers, um paraíso para os amantes de amendoim. “Ela tem uma pasta de amendoim, uma bola de sorvete de paçoca e na borda tem brigadeiro. Por cima tem paçoca, chantilly e o Snickers para finalizar”, descreveu Cristiano. “Espero que vocês experimentem, gostem e passem na nossa loja provar a taça e outros sabores”, concluiu o proprietário. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.