Templo da Luterana completa 70 anos

Culto de Ação de Graças pelas sete décadas começa às 20 horas desta quarta (04) na Igreja Luterana e terá mesa compartilhada

Publicado: 04/09/19 • 18h54
Atualizado em: 16/09/19 • 05h57

    Nesta quarta (04), a Comunidade Luterana comemora os 70 anos de construção de seu Templo em Rolândia. Para comemorar, a partir das 20 horas, será realizado um Culto de Ação de Graças pelas sete décadas do templo, que fica na Avenida Tiradentes, 1153. O templo foi inaugurado exatamente em 4 de setembro de 1949, três anos após o início da construção.

    Segundo o pastor da Luterana, Renato Francisco Pagung, que está desde 2016 na função, a celebração irá recordar a história do templo e também mostrar imagens da construção. Ao final do culto, haverá uma mesa compartilhada e cada participante da celebração deve levar um alimento para partilhar com os demais. Atualmente, a Comunidade Luterana conta com 120 famílias, o equivalente a 450 pessoas.

 
  História do templo
    A Igreja Luterana foi a segunda Igreja Evangélica de Rolândia – a primeira foi a Metodista (hoje Cristianismo Decidido). Nos anos de 1933/1934, o pastor Heinrich Wrede visitou a colônia Heimtal, que pertence hoje a Londrina, no entanto, estava distante da colônia Roland que tinha muitas famílias vindas da Alemanha e também de outras regiões do Brasil e São Paulo.

    A comunidade solicitou o envio de um obreiro específico para atender os muitos luteranos que chegaram à cidade. O pastor Theo Rogowsky estabeleceu-se em Londrina e passou a atender as famílias. Um ano depois, persuadido pelo atendimento do Sínodo Evangélico-Luterano, foi enviado à Santa Catarina.

    Em janeiro de 1936, o P. Hans Zischler foi encarregado de assistir as famílias e apresentar-se à colônia de Erich Koch Weser, depois, foi eleito como seu Pastor. O dia 29 de março de 1936 é considerado a data de fundação da comunidade.

    Inicialmente os cultos eram realizados nas casas dos membros. De 1939 a 1948, foram realizados na casa pastoral, que aos poucos se tornava apertada demais para tantas pessoas. Somente em 27 de outubro de 1946 foi lançada a pedra fundamental da igreja, que demorou três anos para ser construída.

    Em 4 de setembro de 1949 foi inaugurado o templo. Feito em tijolos, mas com vários detalhes em madeira em seu interior, o projeto foi trazido da Alemanha e a própria comunidade foi responsável pela construção, feita em mutirão e doação de materiais e mão de obra.

    No ano de 1953, a comunidade adquiriu três sinos, de tamanhos diferentes com as inscrições: Fé (Glaube); Esperança (Hoffnung); Amor (Liebe), que tocam até hoje nos cultos e eventos realizados. O templo da Comunidade é um autêntico marco da cultura e construção germânica na cidade. Seu telhado e sinos são orgulho para todos os rolandenses.

    A Igreja Evangélica Luterana além de suas atividades eclesiásticas e confissão de fé, é também conhecida pelas diversas atividades e eventos que realiza durante o ano. Todos são organizados e realizados pelos próprios membros que produzem as delícias servidas e apreciadas pelos moradores da cidade e região. Os eventos incluem uma gastronomia especial e deliciosa, bem como ações culturais com apresentação de grupos folclóricos, música, artesanato e etc. O próximo é o seu Café Colonial, nos dias 21 e 22 de setembro.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.