Ambiente: sem podas e cortes particulares de árvores

Secretaria faz chamamento público para treinamento de jardineiros e empresas para que o serviço esteja de acordo com o PMAU

Publicado: 11/09/19 • 17h13
Atualizado em: 16/09/19 • 05h52

    A secretaria de Meio Ambiente abriu um chamamento público para jardineiros ou empresas privadas que realizem podas ou cortes de árvores participarem de um treinamento no próximo dia 26 de setembro, no Centro Cultural Nanuk. O treinamento capacitará esses profissionais a realizarem o corte ou poda de acordo com as instruções do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). O horário ainda não foi definido, mas segundo o secretário Anderson Buss Cardoso, deve acontecer à noite, possibilitando maior adesão do público. O treinamento levará 1h30. 

    A Sanetran é a contratada pela secretaria para promover corte e podas de árvores em Rolândia. E, de acordo com uma lei, esses serviços são atribuições exclusiva do município ou de empresa credenciada e treinada pela secretaria mediante autorização. “A partir de agora, estamos proibindo isso. Até que seja feito o treinamento, não haverá nenhum corte ou poda particular”, destacou o secretário. Em caso de urgência na poda ou corte, o rolandense deve procurar a secretaria para ter as orientações necessárias. 

    Atualmente, como a Sanetran não consegue atender a toda demanda, muitas pessoas procuram jardineiros ou empresas do ramo para o serviço. Sem treinamento da prefeitura, eles assinavam um termo e faziam o corte ou poda. Agora, com a inclusão do PMAU, a secretaria será mais firme na regulamentação desse serviço. 

    Ao passar pelo treinamento, esses profissionais serão licenciados a realizar o serviço. “Os cortes ou podas que são em uma área particular, a Sanetran não pode entrar, então como a pessoa vai cortar essa árvore? A lei coloca que tanto em área pública quanto particular, o profissional tem que ter essa licença e autorização”, explicou Anderson.

    A secretaria então terá uma lista de profissionais cadastrados e licenciados para que a população se informe se seu jardineiro de confiança atua de acordo com as normas ou contrate alguém que tenha o treinamento. A ideia de Anderson é que o treinamento passe a ser anual, para atualizar aqueles que já o fizeram e incluir novos profissionais. As inscrições do treinamento começarão nesta segunda (09) das 12 às 18h na secretaria, que fica na Rua Santa Catarina, 1396. O fone para informações é o 3156-0333.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.