Pesquisar
Close this search box.

Arapongas: mulheres ocupam 77% da administração

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Cotidiano
  6. /
  7. Arapongas: mulheres ocupam 77%...

Prefeitura municipal de Arapongas conta com 2.629 mulheres em cargos ativos em sua administração; quadro maior é na Educação

Assessoria da PMA
A participação feminina na administração municipal de Arapongas é de 77,14%: no total, são 2.629 mulheres e a maior parte delas tem de 40 a 49 ano. Presentes em diferentes secretarias e departamentos, o maior quadro é na Educação com 1.622. “Os números já expressam a força que as mulheres representam, não apenas dentro da gestão, mas em toda a sociedade”, afirma o prefeito Sérgio Onofre.


Dentro da atual gestão e como representantes de milhares de servidoras, elas também estão no comando de secretarias e departamentos, contribuindo para o funcionamento do Executivo Municipal. Pela força, dedicação e comprometimento diário, respondem por pastas como a das Secretarias de Administração, Educação, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional e do Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores (IPPASA).


Na Secretaria de Administração (Semad), responsável pela gestão dos recursos materiais e humanos, o encargo de gerir a eficiência da máquina administrativa passa pelas mãos da secretária Lúcia Helena Gomes Golon. Formada em Ciências Sociais pela Faficla, iniciou carreira como servidora pública em 1979. Desde então, já passou pela Secretaria de Educação e também Secretaria de Finanças, permanecendo nesta por 36 anos. Em 2017, aceitou o convite do prefeito Sérgio Onofre para ocupar o cargo de secretária de Governo. Em setembro do ano passado, assumiu a Secretaria de Administração, cargo que já havia ocupado de forma interina.


A Secretaria de Educação é o caminho para milhares de crianças e jovens terem acesso ao ensino de qualidade em Arapongas. Atualmente, são cerca de 12 mil alunos, entre escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Aqui, as mulheres são a maioria. A pasta está sob o comando da secretária Elisângela Gonçalves Bobato Cortez. Também conhecida por “Zanza”, ela já possui vasta experiência no setor, sendo concursada como professora do Ensino Fundamental de Arapongas desde 2002. Além do magistério e formação em Química, ela é pós-graduada em Gestão Escolar e Educação Especial. Já atuou na Secretaria da Educação entre os anos de 2013 a 2016 e retornou para a secretaria no final de 2021. Em janeiro de 2024, retornou ao cargo de chefia.


A Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) também tem uma mulher no comando. Niele Melo toma as decisões da pasta, ligada especialmente em programas que apoiam a produção e venda de alimentos pela agricultura familiar, bem como o acesso e incentivo ao consumo de alimentos saudáveis por parte da população. Formada e pós-graduada em Comunicação Social, com mais de 25 anos experiência, é também recém-formada em Psicologia. Está como secretária da Sesan há 8 anos.


A Secretaria de Assistência Social (Semas) requer um olhar atento e mãos estendidas às pessoas que estão em quadro de vulnerabilidade social. E para isso, conta com a experiência da secretária Terezinha Zin Canassa. Em seu vasto currículo, já foi diretora da CCU, tesoureira da AMPI, assessora de Conselhos Municipais, responsável pela implantação da Escola do Trabalho, além de ter sido eleita por quatro mandatos como vereadora, sempre trabalhando na área social. Define as mulheres como “peças fundamentais na política, no lar, na vida pública”.


Por fim, o Instituto de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores de Arapongas (IPPASA) traz como diretora-presidente Maria do Carmo Paiano Nihei. Compete a ela liderar a equipe que garante aos seus segurados benefícios de aposentadoria, pensão e tantos outros direitos do funcionalismo municipal. Maria do Carmo foi admitida como servidora em 1976. Formada em Química e gestão pública, já foi também professora primária e assistente administrativa. Também já foi eleita vereadora em 2008.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Cotidiano

Um ano do falecimento do Padre Zé

Monsenhor José Ágius faleceu na cidade de Victoria no dia 18, depois de passar em Munxar, sua aldeia-cidade natal no dia 17 Nesta quinta-feira (18),

Cotidiano

ACIR lança campanha do Dia das Mães

Neste ano a campanha oferece 18 prêmios (entre eles uma joia) e os consumidores poderão participar até o dia 12 de maio Na segunda-feira (08),