A importância da matemática para o desenvolvimento cognitivo das crianças

A matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos e para a construção de sua capacidade de pensar

Publicado: 04/09/19 • 14h07
Atualizado em: 15/10/19 • 18h56

    É muito comum os pais terem dúvidas sobre qual é o melhor momento para apresentar o universo dos números aos filhos. Eles têm receio de sobrecarregar a criança e prejudicar sua infância.

    Contudo, é justamente o contrário: a matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos, ou seja, para a construção de sua capacidade de pensar. Quanto mais cedo eles tiverem contato com a matéria, mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em que vivem.

    Estudar matemática faz com que seus filhos exercitem o levantamento de hipóteses, a resolução de desafios, a organização, a criatividade, a concentração, o equilíbrio emocional, a tomada de decisões e a autoconfiança.

    Geralmente, quando uma criança diz que não gosta da disciplina, essa aversão não está relacionada à sua capacidade intelectual, mas sim à forma como o conteúdo foi transmitido. 
Por isso, para ter uma boa relação com a matéria e aproveitar seus benefícios, o primeiro contato dos pequenos com os números precisa ser cuidadosamente trabalhado.

    O Kumon de Matemática
    O Kumon utiliza um método único, que estimula a concentração, o raciocínio e a autonomia nos estudos. A ideia é que a criança se sinta motivada e confiante para prosseguir no seu ritmo, sem pressões nem estresses desnecessários.

    Assim, o material didático destinado a alunos menores de 5 anos possui uma estrutura atraente, com cores e desenhos, fazendo com que as interações com os números sejam leves e naturais. 

    Além disso, o nível de complexidade aumenta gradualmente e seu filho é incentivado a resolver os exercícios sozinho, usando os temas que já conhece para chegar na resposta. 
Quando necessário, os orientadores ajudam com dicas, sem falar o resultado.

    As atividades de matemática foram feitas para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade básica de cálculo, competências muito importantes na escola, nos vestibulares e na vida profissional. Logo, quanto mais cedo os pequenos adquirirem essas habilidades, mais oportunidades terão.

    O Kumon ajuda cada criança a descobrir seu potencial máximo, para que ela possa ser tudo que sempre sonhou. Você tem interesse em conhecer esse método de aprendizagem? Entre em contato conosco!

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.