Projeto Mãe Terra ganha prêmio em programa estadual

Ação realizada na Escola Municipal Maria do Carmo Campos, de Rolândia, ganhou o 1º lugar no Programa de Educação Ambiental “Pingo D’Água”

Publicado: 23/12/19 • 15h11
Atualizado em: 28/03/20 • 11h16

    Alunos e professores responsáveis pelo projeto “Mãe Terra”, de Rolândia, foram os grandes vencedores do Programa de Educação Ambiental “Pingo D’Água”, promovido pelo Consórcio Intermunicipal para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi (COPATI). A premiação foi realizada no último dia 12 de dezembro e mais de 20 instituições estavam envolvidas no programa. A equipe é formada por sete estudantes do EJA - Educação para Jovens e Adultos, e cinco colaboradoras da Escola Municipal Maria do Carmo Campos, de Rolândia.

    A professora que esteve à frente deste projeto foi Fátima Regina Segatin. “Tudo começou a partir de uma observação dela e dos alunos. Eles estavam incomodados com o modo em que o meio ambiente estava sendo tratado pelos arredores da instituição. Tudo que a gente via nos incomodava, então pensamos em começar algo para de fato mudar essa situação”, explicou Fátima.

    Segundo a docente, o “Mãe Terra” nasceu por meio da observação em grupo e também dos aspectos individuais que cada aluno gostaria que fosse melhorado. Depois de colocar todas as ideias no papel, o grupo colocou a mão na massa e iniciou as atividades. “Foram muitas as ações realizadas pelos alunos: coleta de lixo e rejeitos pelo bairro, plantio de muda do Pau Brasil e visita à Pousada Marabú. Isso tudo neste ano, mas também houve ações no ano passado, que é desde quando o projeto existe”, contou.

    Em todas as atividades, os alunos escreviam sobre as ações. Ao final do projeto todos estes textos foram reunidos e colocados em um livro. “A ideia de montarmos um livro foi muito bacana e também uma escolha democrática que partiu dos próprios alunos. É algo que eles vão guardar para sempre, com muito orgulho”, confessou, emocionada.

    Sessão de autógrafos
    Após serem premiados no dia 12 de dezembro, os alunos, professoras envolvidas no projeto, pedagogas e também a diretora da instituição, fizeram um encontro junto com os familiares dos alunos, no qual ocorreu uma sessão de autógrafos. A ação foi realizada na Biblioteca Cidadã, próximo à escola. Antes de autografarem os livros, os alunos e Fátima fizeram um resumo de tudo que eles realizaram durante o trabalho.

    Os alunos participantes do projeto foram Daiane de Oliveira Silva, Alexsandro Gabriel de Souza, Jaqueline Alvez de Arruda, Pedro Ludwing Buriolla, Pietra Marcussi, Rodolfo Augusto Schmidt Martins e Samara Alves de Arruda. Além de Fátima, as professoras Maria Thereza de Vieira, Andrea Ferreira Neves e Jerusa Francisco também prestaram total apoio ao projeto, além da diretora Elaine dos Santos Feitosa. A professora responsável também agradeceu a todas as funcionárias da biblioteca e a Adrian Saegesser, proprietário da Pousada Marabú. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.