Milhares de alunos voltam às aulas nesta quarta

Alunos e alunas de CMEIs, escolas municipais e colégios estaduais retornam para as salas de aula nesta quarta-feira, 05 de fevereiro

Publicado: 04/02/20 • 11h55
Atualizado em: 04/02/20 • 23h49

    Mais de 12 mil alunos da rede pública de Rolândia, seis mil deles da rede municipal de ensino, devem retornar às aulas, após as férias escolares, nesta semana.

    Na rede municipal, a volta estava marcada para esta terça-feira (04), mas houve alteração e a volta ficou para a quarta-feira (05). O motivo é a reforma e limpeza das escolas e CMEIs. As férias escolares começaram no dia 17 de dezembro, totalizando quarenta e um dias de férias para as crianças, considerando apenas os dias úteis.

    Para os colaboradores e colaboradoras da Educação, o retorno foi bem mais cedo. Durante a semana passada, reuniões foram feitas com as equipes gestoras dos estabelecimentos escolares no centro cultural Nanuk. Diretores, secretários e pedagogos ficaram a quarta-feira (29) toda no local.

    A rede municipal de Educação é formada por 12 escolas municipais e nove CMEIs. As escolas municipais atendem aproximadamente a 4.800 alunos e os CMEIs contam com cerca de 1.600 crianças. As informações são da própria Secretaria de Educação.
Aulas nas estaduais

    A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte divulgou o Calendário Escolar para o ano letivo de 2020. As aulas começam também nesta quarta, 5 de fevereiro. Neste ano, a maior novidade do calendário é que ele será organizado em trimestres para todas as escolas estaduais, padronizando os períodos de avaliação para toda a rede estadual de ensino.

    A mudança foi definida após consulta pública realizada pela Secretaria com servidores, estudantes e membros da comunidade escolar; 81% dos votos indicaram a preferência pela organização trimestral. Participaram da elaboração do Calendário a Associação dos Municípios do Paraná, o Conselho Estadual de Educação, o Sindicato das Escolas Particulares, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

    Outra mudança é o período de recesso escolar em julho, que terá duas semanas completas, com início em 6 de julho e término no dia 19. Os profissionais da Educação terão os dias 20 e 21 de julho para Estudo e Planejamento. Para os estudantes, as aulas retornam apenas no dia 22 de julho.

    Os números
    São cerca de 5,4 mil alunos e alunas espalhados pelos seis colégios estaduais do município – um deles, o Lauro Portugal, fica localizado no distrito de São Martinho.

    O colégio Souza Naves conta com cerca de 1500 estudantes. O Colégio Villanueva tem aproximadamente 1300 estudantes. O Colégio Presidente Kennedy tem cerca de 1140 alunos. O Padre José Herions atende a cerca de 815 estudantes. O Colégio Chiarelli tem aproximadamente 560 alunos e o Colégio Lauro Portugal, de São Martinho, possui cerca de 200 estudantes. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.