Pesquisar
Close this search box.

Editorial – Edição: 764 – sexta-feira, 21-02-20

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Editorial – Edição: 764...

    Olá, leitor e leitora do JR

    Nesta semana, como não poderia deixar de ser, vamos falar na dengue. Rolândia tinha, até a quinta-feira, 129 casos confirmados da doença e mais de 1200 notificações. Possivelmente, quando você estiver lendo este editorial, a informação já deve estar atualizada e o município já deve estar em epidemia – são necessários, pelo menos, 190 casos confirmados para que se declare oficialmente o estado de epidemia. A conta certa é de 300 casos para cada 100 mil habitantes e como Rolândia tem 65 mil, nossa proporção é 190 casos.
 

    O mais espantoso é que a dengue é uma doença facilmente evitável. Basta que não se ofereça possíveis criadouros para o mosquito transmissor dessa e de outras doenças, o Aedes aegypti. Basta que se olhe seu quintal e que não se jogue material em matos ou terrenos baldios. Só isso. Só isso? Não. Tudo isso, pois parece que é uma tarefa hercúlea não jogar material como garrafas, pets, copos, saquinhos por aí.

    A situação está bem grave e pode piorar, ainda mais, se a população não cooperar. Neste sábado, por exemplo, os moradores do jardim Vale Verde vão sair pelo bairro à procura de possíveis criadouros. Vão a datas vazias, ao fundo de vale e também passar pelas casas em construção, outro prato cheio para o Aedes.

    Nesta edição, várias matérias que têm a dengue, ou o mosquito, ou o lixo, como tema principal. A primeira página tem a foto de Eduardo Giesen sobre o mutirão que a Saúde tem feito nos últimos dias. Vamos ajudar? Não precisamos nem fazer mutirão, basta limpar nosso quintal e não sujar o dos outros. Simples assim.

    Mudando de assunto, a denúncia da vereadora Edileine sobre o furto de 12 mil m2 de telha de alumínio caiu como uma bomba sobre a cidade. Ninguém viu o furto de 12 mil metros quadrados de telha que estavam no barracão do IBC, que fica na entrada da cidade. Um Boletim de Ocorrência foi feito pela vereadora e pelo presidente do Codese, Zeca Salgueiro, e a polícia está investigando. Mais do que isso, a vereadora quer que o barracão seja novamente doado ao município e que se faça um uso social dele.

    Nesta edição são sete matérias com Realidade Aumentada. Basta apontar o Zappar para as fotos com a marca e assistir aos vídeos.

Boa leitura e bons vídeos.

Josiane Rodrigues
Editora
José Eduardo
Editor

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: