Pesquisar
Close this search box.

Osteopatia? Osteopata?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Osteopatia? Osteopata?

    A dor e as lesões é um dos sintomas mais frequentes e temidos, todos estamos sujeitos a desenvolver algum tipo de algia por fatores e locais diversos. Como por exemplo dores na coluna, musculares, e articulares. E um dos profissionais indicados para tratar isso é o osteopata.

    E você já ouviu falar da Osteopatia? Osteopata? NÃO! Então eu vou lhe dar uma suuuper dica, conheça este tipo de profissional, sua relação com sua dor não existirá nunca mais.

    A osteopatia, apesar de não muito tradicional no Brasil, é um tratamento muito difundido na Europa, principalmente na Espanha. Foi criada por volta de 1874 pelo médico americano Andrew Taylor Still, como uma alternativa à medicina tradicional — assim como a acupuntura.
Em alguns casos se torna mais eficiente do que procedimentos convencionais, tais como fisioterapia, quiropraxia e outros tipos de massagens.

    No Brasil, a osteopatia é uma especialidade da fisioterapia. Então, é necessário ser fisioterapeuta e realizar uma pós-graduação de aproximadamente 5 anos em osteopatia para exercer a profissão.

    A osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo, considerando-o como um todo, é indicada para todos, de crianças a idosos, de esportistas ou não. O tratamento busca fazer com que o corpo trabalhe em homeostase, ou seja, que seja capaz de se autoequilibrar. Quando apresentamos uma dor ou lesão, começamos a adoecer, essa capacidade de equilíbrio está desregulada por algum motivo. Assim, na sessão, busca encontrar e tratar a causa principal do desequilíbrio e não os sintomas que ele apresenta.

    Em se tratando de esportes, ajuda na recuperação pós-treino, principalmente se houver pequenas alterações musculares. Um caso comum são atletas que sofrem com estiramentos no posterior da coxa, isso se dá por conta de um desequilíbrio na movimentação da pelve. Consegue-se corrigir o movimento errado antes de surgir a lesão.

    Assim vemos que o osteopata é um profissional diferenciado, com grande capacidade de resolução, que atua desde quando a uma lesão já está instalada a um trabalho de prevenção. E fechamos essa matéria com a frase do profissional em osteopatia Dr. Vitor Antunes que resume em seu slogan a sensação deste tipo de tratamento sendo preventivo ou não: “VIVA LEVE, VIVA SEM DOR”.
Flavinha Ribeiro Evangelista é corredora, empreendedora e proprietária da empresa Me Poupa

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: