Pesquisar
Close this search box.

Dengue – Dicas para se proteger

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Dengue – Dicas para...

    Na nossa coluna desta semana queremos fortalecer o assunto e nos unirmos ao combate do Mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). Como sabemos esta um surto de dengue em todo lugar e a prevenção e a mudança de postura e consciência é a melhor forma para se proteger.

    A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectam anualmente com a dengue. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue. Embora pareça pouco agressiva, a doença pode evoluir para dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramentos e queda de pressão arterial, elevando o risco de morte.

    Algumas dicas para turbinar a prevenção da dengue:
– Evite o acumulo de água, pois o mosquito deposita seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo. Lave as vasilhas dos animais de estimação regularmente mantenha as tampas fechadas das caixas de água e cisternas. Não jogue tampinhas de garrafas plásticas pela rua ou terrenos, pois isso já é suficiente para o mosquito depositar seus ovos.
– Coloque telas nas janelas, isso vai ajudar a proteger sua família, pois ajuda que o mosquito não entre na sua casa, caso haja um criadouro localizado próximo a sua residência.
– Coloque areia nos vasos de plantas para evitar que esse local se torne um criadouro do mosquito.
– Seja consciente com seu lixo! Não jogue em valetas, terrenos vazios. Deixe sempre as latas de lixo bem tampadas e destine seu lixo para o local correto.
– Coloque desinfetante ou agua sanitária nos ralos de cozinhas, banheiros e locais abertos, como por exemplo em ralos perto de piscinas e área de lazer.
– Limpe as calhas de sua residência! Verifique se não estão entupidas e acumulando água.
– Piscinas e Aquários precisam de atenção redobrada em épocas de surto! Faça as limpezas e manutenção necessárias.
– Use repelente a vontade. É a forma mais adequada de se proteger, lembre-se de usar repelente adequado para nossas crianças! Recomenda-se o uso de repelentes industrializados pela sua eficácia comprovada, porém os repelentes caseiros (como andiroba, cravo-da-índia, citronela) também ajudam, mas o grau de proteção de repelência é menor, sendo necessário reaplicar varias vezes ao dia.

    Que tal nos unirmos no combate ao Mosquito da Dengue? Vamos fazer nossa parte e mudar nossa postura e consciência e deixar nossa casa limpa para nos protegermos. Se cada um fizer um pouquinho podemos ficar livres dessa doença!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: