Editorial - Edição: 765 - sexta-feira, 28-02-20

Feminicídio

Publicado: 28/02/20 • 10h30
Atualizado em: 04/04/20 • 07h47

    Olá, leitor e leitora do JR

    O que é feminicídio? O termo feminicídio significa a perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino. O crime se configura quando é comprovada que a causa do assassinato esteve diretamente ligada ao fato da condição de sexo feminino, ou seja, quando uma mulher tem sua vida ceifada simplesmente por ser mulher. Numa visão geral o feminicídio pode ser considerado uma forma extrema de misoginia, na qual existe no autor do crime um extremo ódio às mulheres e a tudo que figure no universo feminino.

    Explicado o termo, agora vamos tentar entender o que leva um homem a se achar dono da mulher, do corpo da mulher e da vida da mulher. O machismo.

    O machismo está arraigado nos homens. Temos que aprender, todos os dias, a deixar de sermos um pouco menos machistas. Se nos policiarmos mesmo nas pequenas coisas, como piadinhas ou brincadeiras, pode ser que algum dia sejamos livres dessa marça de nascença que nosso gênero carrega.

    A discussão voltou à tona por conta de um crime em que morreram um homem e uma mulher. A polícia trabalha com várias hipóteses, mas a linha de investigação mais forte é a de feminicídio seguido de suicídio por parte do ex-marido e pai da ilha do casal.

    Nesta edição são sete matérias com Realidade Aumentada. Basta apontar o Zappar para as fotos com a marca e assistir aos vídeos.

Boa leitura e bons vídeos.

Josiane Rodrigues
Editora

José Eduardo Editor

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.