“Tirando a Ópera do Baú” traz música e teatro ao Nanuk

Depois de passar por várias cidades do estado do Paraná, espetáculo gratuito termina sua turnê em Rolândia; peça é neste sábado (07), às 14h30

Publicado: 05/03/20 • 23h03
Atualizado em: 13/07/20 • 22h55

    Era uma casa muito misteriosa, onde morava uma senhora bem velhinha - diziam que ela era bruxa. Um belo dia, Thiago, João, Cidinha e cia. decidiram entrar no casarão em busca de aventuras. As crianças passaram por experiências extraordinárias e sobrenaturais. Sabe o que aconteceu com a turminha?

    A resposta está no espetáculo “Tirando a Ópera do Baú”, que será encenado no centro cultural Nanuk, em Rolândia, neste sábado (07), a partir das 14h30. Gratuitamente! Os ingressos podem ser retirados no dia do espetáculo, das 9 às 14 horas, no próprio Nanuk.

    Com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice, o projeto cênico-musical é destinado, especialmente, ao público infanto-juvenil. O apoio cultural é da Companhia Paranaense de Energia, a Copel. O espetáculo passou por diversas cidades desde o dia 20 de fevereiro e termina sua epopeia em Rolândia.

    A história, inicialmente, se passa no sótão de um casarão cercado de lendas. Lá dentro, a turminha aventureira descobre histórias incríveis. Contadas e cantadas através de árias (peças musicais) de óperas consagradas e populares. Por exemplo: “Turandot”, de Giacomo Puccini (1858-1924); “O Barbeiro de Sevilha”, de Gioachino Antonio Rossini (1792 -1868); “Carmen”, de Georges Bizet (1838 -1875)...

    Tirando a Ópera do Baú” tem direção artística e musical de uma das mais expressivas personalidades do universo lírico. Trata-se da paranaense Denise Sartori, mezzo-soprano dramático, cuja arte é celebrada também no exterior. A qualidade artística de “Tirando a Ópera do Baú” alia-se a um nobre princípio: a formação de plateias. “É um projeto concebido para crianças de todas as idades”, sintetiza Denise.

    O elenco de “Tirando a Ópera do Baú” agrega cantores do universo lírico do Paraná. Referências das Artes Cênicas formam a equipe técnica (músico, cenário, iluminação, figurino, maquiagem, entre outros). Na coordenação geral, Salete Cercal, respeitada produtora cultural.

    Denise
    A cantora lírica paranaense Denise Sartori venceu vários concursos de canto e protagonizou montagens importantes. Foi a única brasileira a participar do Gala Concert, em 1992, no Philadelphia Opera Theatre, evento promovido pelo tenor Luciano Pavarotti (1935-2070).

    Graduada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a cantora lírica, nascida em Curitiba, é precursora no estudo sobre anatomia e fisiologia do sistema vocal para cantores, amadores e profissionais e professores de canto. Denise atuou na novela “Laços de Família’’, em 2000. Interpretou a personagem Ofélia, uma professora de canto lírico. Obteve visibilidade nacional. Mais importante: levou a ópera aos quatro pontos cardeais do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística e Musical: Denise Sartori
Coordenação Geral: Salete Cercal
Cantores: Tieko Hiratomi, Keidma Juliana, Camila Santiago, Thiago Monteiro, João Miguel Aiub e Aldo Gabriel.
Piano: Raquel Vaz
Cenário e Figurino: Celso Júnior



Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.