“Fazendo História”: professores fazem lives pelo Facebook

Aulas são para alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio; próxima é sobre colonização é neste domingo, às 15 horas

Publicado: 03/05/20 • 12h08
Atualizado em: 03/05/20 • 12h18

    É um fato que recentemente a internet está sendo utilizada como ferramenta eficaz de socialização e troca de informações nesse período de quarentena por conta do novo coronavírus (Covid-19). Pensando nisso, os professores Renato Malacrida (32) e Marcos Fernandes (38), que ensinam a disciplina de história aqui em Rolândia, estão usando as redes sociais para tornar o período de quarentena dos estudantes muito mais dinâmico e produtivo. As aulas acontecem no domingo, às 15 horas, no seguinte endereço: Facebook.com/ProfessorRenatoMalacrida.

    Renato explica que a estratégia inicial das lives era gerar uma interação com os alunos que estão em casa, uma vez que a aula em EAD não permite esse tipo de troca. “Em primeiro momento fui eu que tive essa ideia e depois chamei o Marcos para me ajudar a fazer essa transmissão de aulas online e ele prontamente topou o convite”, lembra Renato.

    Nesse período de distanciamento físico, os professores estão conseguindo manter os alunos conectados por meio de “lives” semanais pelo Facebook. Até agora eles já fizeram duas transmissões e estão se preparando para um terceiro encontro virtual com os estudantes e demais internautas. Eles decidiram usar a ferramenta para falar sobre o conteúdo de história e tirar as dúvidas que os alunos podem ter neste momento.

    “As aulas que estão sendo transmitidas pelo Governo do Estado do Paraná têm a sua qualidade e o seu valor, mas elas ainda acabam gerando algumas dúvidas nos alunos. Com isso, o intuito de nossas lives é criar um apoio paradidático, ou seja, algo a mais. Importante dizer também que fazemos isso porque realmente gostamos de dar aulas”, revelou Marcos.

    Segundo eles, o objetivo central desta ação é aproximar cada vez mais os alunos tanto da rede municipal, quanto do ensino estadual de educação da cidade de Rolândia. “Isso engloba todos os colégios e escolas do município e da região. Na verdade, não precisa nem ser necessariamente um aluno, quem quiser assistir ao conteúdo, está convidado”, afirmou Marcos. A dupla de educadores afirma que este é um modo de contribuir com a sociedade, onde todos passam por um momento tão delicado e complicado.

    Renato também conta que na primeira live eles falaram a respeito das grandes navegações e exploração do território brasileiro, e partindo desta temática, eles pensaram em dar seguimento neste conteúdo de história do Brasil. Ele ressalta que a aula é feita por meio de uma conversa informal com informações bem práticas e reflexões teóricas. “Nós trazemos uma linguagem simples para poder permitir que pessoas que estão há muito tempo longe da escola também consigam entender o assunto abordado”, ressaltou Renato.

    Depois das grandes navegações, os professores também abordaram o assunto sobre a colonização do Brasil. Marcos afirma que este conteúdo é mais discutido com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio. “Nosso intuito agora é terminar este conteúdo e partir para outro tema que ainda estamos decidindo. Vamos esperar também para saber se o pessoal vai pedir algum conteúdo em especifico”, afirmou Marcos. Para eles, a ideia também é abranger o conteúdo abordado em todas as séries, e fazer uma complementação do que é visto pelos alunos, nas aulas EAD.

    Como assistir?
    As lives duram 50 minutos e são transmitidas pelo perfil do Facebook de Renato (Facebook.com/ProfessorRenatoMalacrida). A próxima será feita neste domingo (03), às 15:00. “A ideia é futuramente criar uma página exclusiva para este conteúdo e contar também com a ajuda e apoio de outros professores”, concluiu Marcos.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.