Vacinas: contra a gripe na UBS do Nobre e de rotinas, na do Parigot

Saúde informa que, a partir desta segunda (04), vacinação será nas UBSs do Nobre e do Parigot

Publicado: 04/05/20 • 11h06
Atualizado em: 30/05/20 • 15h30

    A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia divulgou a centralização da vacina contra a gripe na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Nobre a partir desta segunda-feira (04). A UBS do Nobre fará apenas a vacinação e não terá outros atendimentos.

    Também a partir dessa data, a UBS do Parigot segue apenas com as vacinas de rotina. As duas vacinações devem ser feitas com agendamento, sempre das 08 às 16 horas: 3906-1122 (contra a gripe) e 3906-1125 (vacinas de rotina). Não haverá mais vacinação contra a gripe em postos volantes.

    Acamados

    O diretor da Vigilância em Saúde, Rafael Dias, afirmou que nesta semana os profissionais estão vacinando idosos acima dos 60 anos e pessoas com doenças crônicas, que estejam acamados. “Temos registro de acamados pelo Programa Saúde da Família. Por isso não estamos fazendo outras ações de vacinação nesta semana, só vacinando os acamados”, ressaltou Rafael. “Caso alguém esteja acamado e não esteja no cadastro, basta ligar que iremos vacinar”, garantiu o diretor.

    Podem agendar a vacinação os seguintes grupos: idosos (60 anos ou mais); trabalhadores de saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais (com comprovação); funcionários do sistema prisional; caminhoneiros (categorias D ou E) e motoristas de transporte coletivo.

    Todas as comorbidades deverão ser comprovadas, mediante prescrição médica da receita de uso contínuo ou exame médico. A orientação é para que as pessoas cheguem no horário agendado e a utilizem máscara de proteção, podendo ser a artesanal.

    UBS do Parigot
    A partir desta segunda (04), as demais vacinas de rotina serão realizadas na UBS do Parigot, mediante agendamento. A exceção fica por conta da vacina contra a gripe, responsabilidade da UBS do Nobre. A UBS do Parigot, além da aplicação de vacinas de rotina, também fará os seguintes atendimentos: aferição de pressão arterial; verificação de glicemia capilar; realização de curativos; pequenos procedimentos e vacinações de rotina, agendadas no telefone 3906-1125. As visitas domiciliares prioritárias de PSF também voltam a ser feitas nessa UBS, que também fará atendimento em pacientes com suspeita de dengue ou que já estejam com a doença.

    A Secretaria de Saúde alerta que, conforme recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, permanecem suspensas as consultas médicas e odontológicas de rotina.


Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.