BDois promove semana verde e amarelo

Empresa de Rolândia realiza campanha de segurança no trabalho e no trânsito

Publicado: 06/05/20 • 15h35
Atualizado em: 07/05/20 • 15h01

   A empresa Bdois, de Rolândia, está promovendo uma campanha de segurança no trabalho e no trânsito. Chamada de Semana Verde e Amarela, a ação teve início na segunda (04) e seguirá até nesta sexta (08). Durante a campanha, os colaboradores vão recebem orientações por meio de palestras feitas no pátio da empresa, local em que é possível realizar o distanciamento de segurança entre os participantes.

    Maria Cecília Fominski do Prado, técnica de Segurança no Trabalho da BDois, explica que a campanha Abril Verde existe em memória às vítimas de acidentes de trabalho. “Já o Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito e que fomenta a importância do trânsito ser seguro para todos em qualquer situação”, ressaltou Maria Cecília.

    O objetivo de ambas campanhas é colocar em pauta os temas propostos e estimular a participação da população, empresas, governos e entidades na conscientização dos riscos de acidentes no trânsito, e no trabalho. “Juntamos as duas ações em uma semana aqui na empresa”, afirmou a técnica de segurança.

    Maria Cecília também ressaltou que a Bdois tem feito o plano de contingência para a pandemia de Covid-19 e estão atuando com total segurança. A empresa segue todas as recomendações da OMS e as ações são realizadas sem aglomerações. Os colaboradores utilizam máscara, têm acesso ao álcool em gel e um local adequado para lavar as mãos. “Nós fizemos um círculo na parte externa da fábrica, e o espaço que fica entre as pessoas durante as palestras também é o recomendado. Além disso, utilizamos o sistema de som em alto falantes para melhor audição entre eles”, assegurou Maria Cecília.

    O início da semana
    A semana foi iniciada com orientações dos técnicos de segurança do trabalho, Ederson de Souza, e de Maria Cecília. Neste primeiro encontro, os profissionais falaram sobre a campanha Abril Verde que busca a conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto à melhoria das condições de trabalho. Além disso, explicaram que o movimento tem o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar a sociedade para prevenção das doenças que ocorrem em decorrência do trabalho.

    Depois, os técnicos apresentaram a campanha Maio Amarelo, que tem como foco alertar os trabalhadores sobre o alto número de acidentes de trânsito e conscientizá-los sobre as condições de segurança no trânsito.

    No mesmo dia, foi o momento de os profissionais falarem sobre a importância da utilização dos Equipamento de Proteção Individual (EPI’s). Participaram da ação os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Samir Soria Salles Batista que é o presidente da comissão, além de Thiago Boratim, Diego Fernando Dias, Marcos Antônio da Silva Nogueira e Aparecido Jacob de Oliveira. Por fim, o dia foi finalizado com orientação voltada ao trânsito, que contou com a presença do presidente da CIPA, da técnica Maria Cecilia e da colaboradora Ilcelena Carolina Gomes da Silva, do setor de Logística.

    Programação da semana
    Na terça (05), a programação teve início às 09:00, onde cipeiros passaram orientações de segurança na produção, de modo que foi abordado informações de conscientização aos colaboradores sobre o comportamento seguro na execução das atividades. Já no período da tarde, foi feita uma orientação e entrega de folders sobre segurança no trânsito.

    Na quarta (06), a primeira palestra do dia fornece explicações para os colaboradores sobre por que os acidentes de trabalho acontecem e como evitá-los. No período da tarde, os funcionários vão recebem orientação de segurança no trânsito para os pedestres.

    Na quinta (07), os colaboradores vão responder a um questionário sobre saúde e segurança no trabalho e segurança no trânsito. Ao final do expediente, será realizado sorteio de brindes para os que responderam os questionamentos.

    O dia será finalizado com ginástica laboral, seguida de orientações sobre a prevenção da Covid-19. Essa ação terá a participação da enfermeira do Trabalho Tania Hernandes, que passará orientações conscientizando os colaboradores sobre os cuidados da pandemia, além de entregar folders aos colaboradores.

    Nesta sexta (08) há palestra será sobre orientação para os motociclistas e, logo após, os funcionários terão um de almoço especial. A campanha será finalizada com um sorteio de brindes para os participantes do projeto, e contará com a presença da diretora da BDois, Juliana Brunini Bomtempo, que finaliza a semana junto aos colaboradores.

    Introdução ao Abril Verde
    No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes.

    Nesse dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho e das doenças relacionadas ao trabalho. “O que era um dia de luto transforma-se em um dia de luta pela vida: uma data pela defesa do trabalho decente, mais seguro e saudável”, explicou Maria Cecília. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.

    Introdução ao maio amarelo
    O mês de maio foi escolhido para esta campanha porque, no dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou a referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. O amarelo simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.