Falece José Maria Galvão aos 90 anos

Ex-prefeito e ex-vereador faleceu no sábado e seu sepultamento será às 13 h neste deste domingo; prefeito decreta luto por três dias

Publicado: 31/05/20 • 10h18
Atualizado em: 13/07/20 • 17h45

    O ex-prefeito e ex-vereador José Maria Galvão faleceu neste sábado, 30 de maio, aos 90 anos de idade. O velório de Galvão está sendo realizado na capela central, uma das obras de seu mandato como prefeito, como ele mesmo afirmou em entrevistada dada ao JR em janeiro deste ano. O sepultamento do ex-prefeito está marcado para as 13 horas no cemitério central.
    O prefeito de Rolândia, Luiz Francisconi Neto, decretou luto oficial por três em memória de José Maria Galvão. Durante esse período, é obrigatório o hasteamento da Bandeira Nacional a meio mastro, em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos.
    Abaixo, a entrevista dada por José Maria Galvão à reportagem do Jornal de Rolândia, em janeiro deste ano, em razão do aniversário do município. A foto também é de janeiro. Nossos sinceros sentimentos aos seus amigos e familiares.

JOSÉ MARIA GALVÃO
Quem esteve na cadeira de prefeito foi entrevistado pelo JR; as entrevistas fazem parte da edição especial de aniversário do município

   José Maria Galvão, hoje com 89 anos, foi prefeito de Rolândia de 1º de fevereiro a 30 de abril de 1969, quando foi cassado pelo Ato Institucional 5, assinado pelo presidente militar Artur Costa e Silva. Galvão teve como vice-prefeito Rubens Vieira Neves, que viria a assumir em 30 de abril e ficaria até 31 de julho daquele ano, quando foi nomeado o interventor Horácio Cabral.
   Galvão é natural de Capão Bonito, São Paulo, e recebeu a reportagem do Jornal de Rolândia em sua casa e falou sobre seu mandato. O ex-prefeito contou que, durante o seu mandato, algumas construções foram realizadas, como a da capela central ao lado do cemitério municipal.
   De acordo com o ex-prefeito, nesta época Rolândia ainda tinha muitas estradas de terra e foi durante a sua administração que alguns dos asfaltos que utilizamos hoje foram feitos. Ele também foi vereador e ocupou a uma cadeira entre os demais representes durante quatro legislaturas. Seu primeiro mandato foi durante a 4ª Legislatura, entre 1959 e 1964, quando obteve 380 votos. Galvão só volta à Câmara 26 anos depois, já na 11ª legislatura, em 1989 (com 367 votos) e é reeleito mais duas vezes, em 1993 (498 votos) e 1997 (463). José Maria Galvão revelou que sente saudades da época em que era prefeito, e para ele faz falta o ato de servir à população rolandense.

Rolândia 76 anos
   “Rolândia é uma cidade muito boa, eu não esqueço de tudo que já realizei neste município e agradeço por todos que sempre estiveram ao meu lado”, concluiu o ex-prefeito e ex-parlamentar.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.