55 anos de sacerdócio: fiéis homenageiam Pe. José

Nos carros após a missa, fiéis surpreendem religioso com buzinaço; religioso já dedicou 51 desses 55 anos ao município de Rolândia

Publicado: 13/07/20 • 10h53
Atualizado em: 13/07/20 • 11h00

    No sábado 04, fiéis fizeram uma homenagem surpresa ao Monsenhor José Agius, pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, na Vila Operária, em Rolândia. A celebração ocorreu em comemoração aos 55 anos de Sacerdócio do Monsenhor José, 51 anos deles dedicados a Rolândia. Na noite da surpresa, membros da comunidade esperavam, dentro de seus carros, que a missa celebrada pelo monsenhor terminasse. Terminada a celebração, foi iniciado um “buzinaço” para chamar a atenção de Padre Zé, que ficou surpreso e visivelmente emocionado. Participaram da homenagem pessoas de várias pastorais, do poder público municipal, de outras paróquias da cidade, de instituições, projetos e obras sociais, e amigos de longa data que possuem uma importante ligação com o Monsenhor.

    Mesmo com as restrições de aglomerações devido à Covid-19, toda a organização da homenagem foi feita com o segurança, para evitar qualquer risco de contágio. O coordenador da liturgia, Mauricio Picotti, organizador de todo o evento, falou algumas palavras ao Monsenhor durante a homenagem que emocionou a todos. Confira um trecho:
“As pessoas aqui trouxeram sua presença amiga para saudar o senhor nesse dia. O Monsenhor José ao deixar sua terra natal, sua tão querida Malta, tornou-se a partir dali um missionário, uma pessoa dedicada a servir a Deus e a seguir a Jesus, levando sua palavra para onde a vida lhe encaminhasse. A providência divina e as circunstâncias o trouxeram para a nossa Rolândia. Desde que chegou aqui em 1961, ainda como seminarista, o qual vinha passar as férias dos estudos aqui em Rolândia, começou a ligação do Padre José com nossa cidade”, proferiu Maurício.

    Depois da palavra, e de um agradecimento do Monsenhor José aos fiéis, o músico João Vitor cantou em homenagem ao Pároco. Durante esse momento, algumas pessoas depositaram 55 rosas junto ao religioso, cada uma representava um ano de sacerdócio do monsenhor. Foi um momento de muita emoção para todos que participaram desta noite, a qual, certamente, será marcada para sempre na vida do Monsenhor José.

    Breve histórico 
    Joseph Bernard Agius, o Monsenhor José Agius, (77), conhecido como “Padré Zé”, nasceu em 02 de outubro de 1942 em uma pequena ilha chamada Gozo, próximo à Malta. Ele chegou ao Brasil em 1961 e tem quatro irmãos. Foi ordenado padre em 4 de julho de 1965 na antiga Catedral de Londrina pelo primeiro Bispo, Dom Geraldo Fernandes, e depois ficou em Pitangueiras por quatro anos. Na época, estudava teologia em Curitiba e passava as férias em Rolândia. A cidade sempre lhe foi muito importante.

    Assumiu, em maio de 1969, a Paróquia São José, uma igreja ainda inacabada. Ele não só concluiu, como reformou dentro e fora e também a praça da igreja. Seu trabalho pastoral e social foi e ainda é grandioso, e até então nunca visto em Rolândia. Em fevereiro de 2018 ele iniciou como pároco da Igreja São Paulo Apóstolo.

    Entre as obras ao longo dos anos estão a torre de sinos, o centro pastoral, paróquias e salas comunitárias. O Monsenhor José nunca desanimou, e mesmo em meio a muitas dificuldades estruturou vários espaços em nosso município, sempre com o objetivo de disseminar a palavra de Deus. Nosso respeito e gratidão pelo trabalho desenvolvido e prestado a toda comunidade nestes 55 anos. 

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.