Eleições JR: Delegado Lara

Terceiro entrevistado do programa JR Eleições foi Fernando de Faria Lara, pré-candidato a prefeito pelo Podemos

Publicado: 20/07/20 • 09h53
Atualizado em: 20/07/20 • 10h02

    Na terça (14) o JR Eleições recebeu Fernando Faria Lara, 59 anos, pré-candidato a prefeito de Rolândia pelo partido Podemos. Lara nasceu em Rio Branco do Sul, região metropolitana de Curitiba. Aos 23 anos após, concluir o curso de formação de oficiais da Polícia Militar em 1984, veio morar na região de Londrina e, com a criação do 15º Batalhão da Polícia Militar um ano depois, veio para Rolândia, onde construiu sua carreira profissional e vive aqui até hoje. Sempre reafirma seu amor pela cidade.

    Lara, formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), é casado e tem dois filhos. Há 17 anos, atua como delegado na Polícia Federal em Londrina, que atende toda a região. Resolveu se pré-candidatar a prefeito baseado em acontecimentos que vivenciou em toda a sua carreira de trabalho, bem como por causa da sua insatisfação com o atual cenário político.

    Indústrias em Rolândia
    O delegado Lara explicou que a implantação de novas indústrias na cidade é uma ação que deve ser esquematizada em parceria com toda a sociedade civil organizada, e também com a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR).

    “Rolândia é uma cidade muito promissora, na minha administração o objetivo é fazer com que através de um trabalho integrado, entre o poder público, a comunidade e o setor produtivo, representado por várias entidades, possa vender uma imagem com potencial verdadeiro da nossa cidade, para que potenciais investidores venham”, afirmou.

    Paralelamente a isso, Lara afirmou que também é importante se atentar ao preparo e à qualificação da população, na questão da mão de obra. “Já passamos por situação em que empresas vieram para cá e trouxeram parque industrial moderno, mas que, lamentavelmente, com a mão de obra que se ofertava aqui no município não haviam pessoas qualificadas para executar os serviços”, ressaltou.

    Saúde
    Sobre a escolha de representantes na área da saúde, em especial o secretário da pasta, o pré-candidato afirmou que a sua gestão será feita com respeito à competência do profissional, ressaltando a questão meritocracia e valorizando servidores já inseridos dentro do governo municipal.

    “Servidores que estão há muito tempo na gestão pública devem ser valorizadas dentro de sua profissão, isso tem o efeito duplo de reconhecimento dos direitos humanos, e também tem relação com a economia. Na minha gestão, todos os envolvidos serão incentivados a reduzir ao máximo o custo na máquina administrativa e utilizar os recursos que tiverem de forma otimizada”, afirmou.

    Educação
    Neste setor, a prioridade de Fernando Lara é montar um perfil pleno do quadro de docentes do município, para que essas pessoas sejam valorizadas e colocadas devidamente em lugares adequados para poderem explorar e trabalhar seus potenciais, da melhor forma possível.

    “Na minha gestão não ocorrerá a situação de pessoas competentes não estarem ativas na gestão pública, por conta de relações políticas. Quem perde com ações assim é sempre a população e o próprio município, que deixa de utilizar a aproveitar o potencial desses profissionais”, assegurou. O pré-candidato também afirmou que sempre estará aberto a entender as sugestões e opiniões desse quadro de servidores atuantes na educação.

    Cultura e políticas públicas
    O pré-candidato afirmou que a cidade sempre foi um celeiro cultural e que atualmente também conta com muitos e importantes artistas locais. Em sua administração, disse que fará a preparação de projetos para apresentar devidamente a órgãos competentes do fomento artístico, para que o município não perca investimentos federais, estaduais ou empresariais.

    “Também quero fazer uma retomada dos valores culturais, históricos e morais do nosso município, que foram se perdendo com o tempo por conta de gestores que não se preocupavam com este setor em comum, mas sim, apenas com questões individuas”, concluiu.

    Sobre o JR Eleições
    O programa é transmitido ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook do JR às terças-feiras, sempre às 20 horas, e tem uma hora de duração: YouTube no Canal JR Rolândia (entre e se cadastre) e no Facebook.com/JornalDeRolandia. Na próxima terça (21), será a vez do pré-candidato Milton Alves, o Miltinho, do PROS.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.