Inglês na primeira infância: qual é a hora certa para começar?

Por Kumon Rolândia

Publicado: 03/09/20 • 14h18
Atualizado em: 29/10/20 • 12h30

    Falar mais de um idioma é importante para ampliar as fontes de estudo, lazer e informação. Além do desenvolvimento da capacidade cognitiva: raciocínio, concentração e autonomia. Assim, nada mais natural do que muitos pais desejarem que seus filhos comecem o quanto antes a aprender outra língua. Esse fato, porém, muitas vezes leva à questão: qual é a hora certa para a criança iniciar os estudos?

    A criança pode começar a aprender outro idioma antes mesmo de ser alfabetizada. Há diversos casos de alunos que se alfabetizaram na língua inglesa, e depois em Português, além de alunos que conseguem se alfabetizar simultaneamente tanto em sua língua materna como na língua estrangeira. Como exemplo, temos as crianças que crescem em ambientes nos quais os pais falam idiomas diferentes. Nesses casos, é possível observar que este é um processo natural para elas, alternando entre os idiomas rapidamente sem dificuldade. 

    Nos primeiros anos de vida, o cérebro das crianças atua como uma espécie de esponja, absorvendo todo e qualquer estímulo do ambiente. Inclusive, há diversos estudos que comprovam a eficácia de iniciar o contato com um novo idioma ainda nos primeiros anos de vida.

    Nos primeiros anos de vida, a criança tem uma curiosidade natural para aprender coisas novas. Os pais podem aproveitar esta oportunidade e iniciarem o quanto antes o contato de seus filhos com a língua inglesa. Além disso, essa é uma fase em que o aluno não possui nenhum tipo de pressão ou necessidade urgente de aprender um idioma, como ocorre com os adultos diante do mercado de trabalho ou na área acadêmica. Investir no aprendizado de Inglês desde os primeiros anos é investir em um futuro mais tranquilo para a criança.

    O Método Kumon segue o processo natural de aquisição da linguagem. Assim como um bebê que começa a ter contato com sua língua materna, no Kumon de Inglês os alunos iniciam ouvindo as palavras e tentando repetir em voz alta. Nós trabalhamos todos os passos para que o aluno seja capaz de solucionar os materiais de forma cada vez mais natural e independente.

Kumon Rolândia - Av. Tiradentes 348 - sala 03 - Fone: 3255-3069

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.