Parceria: Bdois e Ceel em ação de reciclagem

Empresa de Rolândia destina resíduos recicláveis para a Casa Abrigo Ceel, que vai até o local para o recolhimento

Publicado: 24/09/20 • 10h29
Atualizado em: 29/10/20 • 11h06

    A empresa Bdois, de Rolândia, firmou uma parceria com o projeto Abrigo Ceel (Cultura, Educação, Esporte e Lazer) e destina seus resíduos recicláveis para a entidade, mantido pela Igreja Cristianismo Decidido da Vila Oliveira.  Segundo Samir Soria Salles Batista, 34 anos, analista de Compras da empresa, a oportunidade surgiu por meio das ações realizadas pelo projeto de ação social Bdois Care, que busca ajudar o município em muitas esferas sociais.  

    “Nós, do projeto, temos constante contato com algumas secretarias e entidades. Após uma visita do pastor Satyrio Storbem Filho, coordenador do projeto Ceel, em companhia de um vereador, procuramos maneiras de ajudar a entidade, que trabalha com pessoas em situação de rua.  Depois de uma avaliação, verificamos que os reciclados da empresa poderiam ser reutilizados nas atividades do projeto”, afirmou Samir.

    O voluntário também explicou que, a princípio, a intenção seria destinar apenas o que fosse utilizado nas atividades do projeto, porém o maior contato com as pessoas que organizam as coletas no projeto mostrou aos voluntários a oportunidade de contribuir de uma forma ainda mais positiva. “Decidimos doar 100% dos itens reciclados ao projeto, semanalmente eles realizam a organização, separando os itens que conseguem reutilizar nas atividades internas do projeto e o restante eles realizam a venda para a uma empresa de reciclados, e a renda é destinada 100% para o projeto”, ressaltou Samir.

    Segundo informado pelo pastor Satyrio, além da reciclagem de papel e plástico, a parceria também contempla o recolhimento de madeiras que os membros do Ceel utilizam na edificação do próprio projeto. “É uma parceria que nos proporciona tanto a venda dos reciclados, nos ajudando com recursos financeiros, quanto a inserção da laborterapia, que tem como foco o restabelecimento das pessoas por meio do trabalho. Tem sido uma bênção essa parceria”, assegurou o pastor.

    A ação ocorre até duas vezes por mês, e são destinados para o projeto resíduos como papel, plástico, retalhos de lona e sobras de madeira (caixas e resto de pallets), em média de duas toneladas. “Antes de encaminharmos estes resíduos para o projeto Ceel, todo material era vendido para uma empresa de reciclagem”, explicou Samir. “São exemplos que podem ser seguidos por outras empresas”, resumiu.

    Sobre o BDOIS Care
    O BDOIS CARE é um grupo de apoio às necessidades da comunidade, formado por colegas de trabalho da empresa de Rolândia. Os membros redirecionam doações para instituições do município e região e praticam outros projetos comunitários em CMEIS, escolas, asilos, lares infantis e qualquer outra organização que necessite.

    O projeto nasceu dentro da Bdois Indústria e Comércio Ltda, atuante em Rolândia desde 2012 e que conta com 114 colaboradores. Um número de 10 mais antigos se uniram e sentiram a necessidade de fazer algo pelo próximo. 

    Sobre a Casa Abrigo
    A casa de acolhimento é voltada para pessoas em situação de rua. Há cerca de sete anos, a Igreja Cristianismo Decidido da Vila Oliveira já realizava de forma voluntária o trabalho de abordagem nas ruas, oferecendo comida e cobertores e resolveu aperfeiçoar este serviço social. 

    O Projeto Abrigo Ceel está apto a receber moradores de rua - homens e mulheres em casas separadas - a partir dos 18 anos.

Fotos desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.