Editorial - Edição: 804 - sexta-feira, 04-12-20

De boas e más notícias

Publicado: 04/12/20 • 11h25
Atualizado em: 04/12/20 • 11h32

    Olá, leitor e leitora do JR

    Começamos esse editorial com boas notícias: o deputado Cobra saiu do hospital e foi para sua casa, onde ficará em isolamento com sua família e o prefeito eleito Ailton Maistro foi extubado e respirando sem nenhum aparelho ou máscara. Maistro deve, inclusive, sair da UTI e ir para um quarto do Hospital Evangélico. Pode até já ter ido enquanto você lê esse editorial.

    Agora, as más. Os casos de Covid-19 só aumentam e o Governo do Estado decretou o toque de recolher a partir das 23 horas e até as 5 horas da manhã. Tudo isso para se evitar aglomerações e diminuir a taxa de crescimento da contaminação do novo coronavírus. Inicialmente, o decreto vale por 15 dias e termina no dia 16 de dezembro, mas pode ser prorrogado para mais 15 dias.

    O principal vilão do aumento dos casos são as aglomerações e as festinhas, churrascos e afins. Já se sabe que a máscara e o distanciamento social são as duas principais maneiras de se combater o terrível vírus. E são justamente os dois, a máscara e o distanciamento, que são jogados de lado durante uma festinha de final de semana ou durante um jogo de futebol “escondido” das autoridades.

    E a responsabilidade com o outro, com quem mora com você, com quem depende de você? Onde fica essa responsabilidade?
    
    Em Rolândia, os novos casos também têm crescido, dia após dia. São 15, 16, 17 contaminações por dia, uma taxa alta para uma cidade de nosso porte. As pessoas precisam ser mais cuidadosas e cuidarem mais umas das outras. Alertar, avisar, ensinar a usar a máscara de maneira correta: NÃO DEIXAR O NARIZ DESCOBERTO PELA MÁSCARA E NÃO ARRUMAR A MÁSCARA METENDO A MÃO NELA, DIRETAMENTE. Desculpas pelas letras maiúsculas.

    Nesta edição, uma matéria especial sobre o Dezembro Laranja, mês em que se combate os vários tipos de câncer de pele. A Saúde tem agora um médico dermatologista – uma ótima notícia – e as UBSs estão com campanhas contra o câncer de pele. Protetor solar e evitar o sol das 10 às 16 horas.

    Ainda nesta edição, uma matéria sobre a eleição do Sisrol... Não sabe o que é o Sisrol? Leia a matéria na página 03. Também tem muita coisa sobre o Natal com ações etc.

    Nesta edição, são 8 matérias com Realidade Aumentada.

Boa leitura e bons vídeos.

Josiane Rodrigues
Editora

José Eduardo
Editor


Foto desta matéria

Editorial - Edição: 804 - sexta-feira, 04-12-20

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.