Limpeza dentro e fora da água

Grupo Juntos pela Lagoa do San Fernando realizou coleta de lixo e contou com o auxílio da Secretaria de Meio Ambiente

Publicado: 21/12/20 • 12h13

    No final de semana passado, o grupo Juntos pela Lagoa do San Fernando realizou uma grande ação de coleta de lixo no entorno e na água da lagoa. Um caiaque foi usado para recolher o lixo na lagoa. Além dos voluntários, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente auxiliou na ação e forneceu um caminhão para que os resíduos pudessem ser recolhidos. 

    De acordo com um dos participantes, foram coletados sacolas plásticas, garrafas e demais materiais que são jogados no local pela população. No total, foram retirados cerca de 380 quilos de lixo da lagoa. A limpeza foi iniciada às 9:00 e finalizou por volta das 12:30. Seis pessoas participaram da ação que resultou nesta grande quantidade de recolhimento de resíduos. “O que está sendo legal é que os frequentadores, quando veem a gente fazendo o serviço, começam a ajudar”, disse Marcos, servidor do Meio Ambiente e voluntário do Juntos. 

    Sobre o grupo
    O objetivo dos voluntários “Juntos pela Lagoa do San Fernando” é melhorar a qualidade de vida e oferecer um espaço de lazer e descanso mais bonito para todos, um grupo de moradores do San Fernando se uniu para fazer ações em prol da lagoa. O grupo foi fundado no final de 2018 por Rafael Marques dos Santos, 35 anos, que lidera o movimento com Marinete Candido (36) e Fábio Junio de Oliveira (28).

    Entre muitas ações que o grupo realiza, uma delas está voltada à disseminação de conscientização, ou seja, eles se mobilizam diariamente pedindo para a população que visita o espaço com frequência a não jogarem lixo no chão. O grupo chegou a contratar um veículo com som para passar pelas ruas dos bairros no entorno da lagoa, transmitindo a mensagem uma vez ao mês. 

    Além de pedir, eles também ajudam a recolher os materiais que as pessoas ainda insistem em jogar no local e recolhem todos os entulhos que encontram. 

    Quem quiser ajudar, basta entrar em contato com o Rafael pelo (43) 9.9622-9314 ou com Marinete pelo (43) 9.9823-2220. Para acompanhar as ações do grupo e poder ajudar também com o movimento, curta a página no Facebook: /juntospelalagoadoSanFernando. 

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.