San Fernando: milhares de tilápias são soltas no lago

Semma fez a soltura de tilápias de vários tamanhos na lagoa do San Fernando em parceria com as empresas Smartfish e Aquabel do Brasil

Publicado: 29/12/20 • 16h37

    Atendendo um pedido antigo da população, a Secretaria Municipal Meio Ambiente de Rolândia (Semma) realizou a soltura milhares de tilápias na Lagoa do San Fernando. A ação, fruto de uma parceria com as empresas Smartfish e Aquabel, foi realizado em dois dias: no sábado e sábado (19) e na terça-feira (22). No total, mais de 15 mil exemplares, entre adultos e juvenis, foram soltos na lagoa.

    Já para pescar
    A soltura das tilápias no sábado contou com a parceria da Smartfish, que doou cerca de 500 kg do peixe. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Anderson Buss, os peixes tinham peso entre 250 e 400 gramas, os maiores em um tamanho que já podem ser pescados, o que já está acontecendo. “Os peixes soltos no sábado vão ajudar a repovoar a lagoa”, explicou o secretário.

    Kauãm Henrique de Oliveira, de 13 anos, não perdeu tempo e foi pescar na terça-feira. Morador do San Fernando, o menino seis tilápias, algumas provavelmente das que foram soltas no sábado durante a ação. Kauãm exibiu com orgulho o fruto de sua pescaria para as lentes do Jornal de Rolândia antes de continuar pescando.

    Entre os mais de mil peixes soltos durante o sábado, muitos exemplares de Cascudo também foram para a Lagoa do San Fernando, o que alegrou os colaboradores da Semma e as pessoas que estavam no local. “Assim como no aquário, o Cascudo faz a limpeza do local em que vive. Isso melhora a qualidade da água”, ressaltou Anderson.

    Já na terça-feira, foi necessário fazer três “viagens” para soltar as tilápias juvenis doadas pela Aquabel do Brasil - a doação foi autorizada pelo CEO da empresa, Gustavo Crosara, e pelo sócio e diretor do Conselho, Ricardo Neukirchner. Cada soltura deixou na lagoa do San Fernando cerca de 5 mil peixes, o que deixa um saldo de mais de 15 mil tilápias juvenis e alevinos no local. “O intuito da empresa é colaborar com as ações do município no ambito social, ambiental e econômico. A Aquabel sempre esteve e estará à disposição da cidade para colaborar no que estiver ao nosso alcance”, afirmou Ricardo.

    “O pedido é que não usem rede ou tarrafa e, se pescarem um peixe pequeno, que o soltem para que cresça”, lembrou o secretário. Anderson ainda pontuou que o objetivo dessa ação é mostrar que a Lagoa do San Fernando tem o seu devido valor e neste último ano o órgão municipal realmente tentou definir o local como um cartão postal do município. “Acreditamos que esse espaço tem um potencial de ser um local em que a população possa fazer suas atividades físicas, passeios de caiaque, e também reforçar a conscientização de todos no sentido de não jogar lixo neste ambiente”, ressaltou. “A soltura de peixes na lagoa, provenientes de doação da Smartfish e da Aquabel, já se tornou uma tradição. Graças a Deus”, concluiu Anderson Buss.

    Smartfish
    O empresário e proprietário da Smartfish, João Carlos Rogério, fez questão de ir pessoalmente ajudar na soltura das tilápias no lago. Aproveitou para falar um pouco da empresa que já está há mais de 15 anos no mercado. “Os produtos da smartfish podem ser facilmente encontrados em todos os supermercados de Rolândia e também de todo o Paraná”, afirmou.

    A empresa tem o filé de tilápia como seu carro-chefe, que é servido em vários cortes e também criou a linha Gourmet, e o peixe já vem temperado e empanado. Há opções de filé inteiro, o palito do filé, a posta, e a costela com o lombo. Tudo da tilápia. Para entrar em contato os Pescados Smartfish o telefone é o (43) 3256-4023.

    Aquabel do Brasil
    A Aquabel do Brasil é referência mundial na produção de tilápias, fundada em 1994 em Rolândia. A empresa produz 90 milhões de alevinos e 20 milhões de juvenis de tilápia. “A sede continua sendo Rolândia, apesar da expansão a ter levado a outros estados”, explicou Ricardo Neukirchner, fundador da Aquabel. 

    Quando a empresa começou, há 25 anos, produzia 12 tipos de peixe. Ao longo do tempo, Ricardo percebeu que a tilápia era o melhor negócio e hoje a Aquabel está especializada nesta espécie. Além disso, a empresa rolandense é a primeira empresa do Brasil a ter certificação internacional de qualidade. O contato com a empresa pode ser feito por meio do telefone (43) 3255-1555 e também pelo perfil da empresa no Facebook: /aquabeldobrasil. 

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.