Jornada Literária - por Ana Paula Silva

Dica literária #1 - Traçando metas

Publicado: 07/01/21 • 12h44

    Olá, pessoal! Hoje nossa jornada literária está em ritmo de ano novo! Um ano acabando, outro começando e nossas metas literárias não podem parar. Mas, é claro que uma ajuda é sempre bem-vinda, nesse sentido, resolvi apresentar três aplicativos (apps) para auxiliarem na organização da leitura, ampliação do repertório literário, otimização de tempo e desempenho. Todos eles gratuitos e disponíveis para Android e iOS: 

    1- Minha leitura – tem o objetivo de gerenciar e incentivar a leitura de livros. Possui um sistema bem simples e de fácil acesso. Além das leituras em andamento que podem ser atualizadas, também conta com um local específico para leituras concluídas. Mas, não é apenas isso, o app permite a visualização de dados numéricos referentes à quantidade de páginas e livros lidos e a possibilidade de adicionar leituras futuras. 

    2- Goodreads- Um pouco mais completo que o anterior, funciona como uma rede social literária, uma vez que possibilita a interação entre leitores. Ao baixar o aplicativo, ele pedirá que você estabeleça um objetivo e a partir dele será gerado opções de livros que são escolhidos por gênero e estilo, essa classificação possibilita o gerenciamento de recomendações, feitas especialmente para cada pessoa. Além dessas funcionalidades, o app classifica as leituras já realizadas e oferta a opção de explorar novos livros. Existe um ícone exclusivo para adicionar o progresso das leituras em andamento e uma área direcionada para entrevistas e notícias literárias.

    3- Cabeceira- Um ótimo app para quem gosta de ser desafiado, já que propõe um desafio literário mensal.  Além disso, conta com uma calculadora que serve para quantificar o ritmo da leitura, deste modo estabelece o tempo que será utilizado para a finalização do livro. Assim como os outros, o gerenciamento de adição de livros funciona em três categorias: quero ler, lidos e parei de ler. No ícone explorar, você encontrará diversos títulos que são recomendados especificamente para cada leitor. Ainda tem mais, em notificação, você pode ativar um lembrete diário que facilitará a formação do hábito de leitura, também possui um sistema de recompensas que gera conquistas de acordo com o empenho do leitor. 

    E aí, gostaram da dica!? Eu garanto que sim, espero que por meio dela vocês tracem suas metas anuais e alcancem seus objetivos literários!


 

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.