Filmes dirigidos por elas em 2021

Por Samuel M. Bertoco

Publicado: 17/03/21 • 09h58

    Mais que o mês da mulher, a julgar pelo início de ano nas premiações, as mulheres vão protagonizar os holofotes na temporada. Vamos então dar algumas dicas de alguns filmaços com mulheres dirigindo, que saíram ou estão pra sair e que prometem fazer barulho.

    Nomadland (Chloé Zhao): Já saiu o ano ganhando o Festival de Veneza, Globo de Ouro e Critcs Choise Awards. Fern – a sempre espetacular Frances McDormand – é uma viúva de meia idade que resolve virar nômade e rodar o país em sua van, depois que sua cidade morre depois do fechamento de uma indústria. Um retrato social+roadmovie+drama competente.

    Uma noite em Miami (Regina King): Regina já é uma atriz consagrada e premiada e agora estreia na direção – primorosa  - em um filme majoritariamente masculino. Uma Noite em Miami retrata o encontro – fictício -  de três figuras públicas e influentes na comunidade negra americana: Malcolm X, Sam Cooke e Cassius Clay. Um exercício de imaginação fascinante e uma ótima discussão social e racial dos EUA dos anos 60.

    Os Eternos (Chloé Zhao): Mais difícil que ver uma mulher tendo sucesso na direção em Hollywood é ver ela fazendo isso em blockbusters. Os Eternos é mais uma empreitada da Marvel para expandir seu universo de heróis. Assim, a Marvel tem centenas de heróis e nem todos são legais...eu não acho que esses vão ser grande coisa – muito embora a Marvel é especialista em fazer de gibis meia bocas filmes ótimos. Mas é inegável a importância de ver mulheres a frente não só de dramas ou filmes que remetem ao seu mundo, mas sim em toda cultura pop.

    Bela Vingança (Emerald Fennell): O nome não ajuda, mas o filme tem sido recebido com muito valor pela crítica especializada. A trama é aquele clichezão de vingaça de uma mulher que foi estuprada, mas com uma estética diferenciada, uma aura pop e um ritmo mais divertido e menos pesado, falando de algo que evitamos de uma forma que talvez faça com que evitemos menos. 

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.