Escritor solidário reverte venda de livros para as instituições

Em “Pássaros de Fogo”, José Carlos Monteiro traz suas histórias de vida como contos e poemas

Publicado: 17/03/21 • 11h50

    O escritor de Rolândia, José Carlos Monteiro, 67 anos, é autor do livro “Pássaros de Fogo”. Natural de Centenário do Sul, Monteiro traz nessa obra histórias de sua vida em uma coletânea de crônicas, poemas e muito mais. Como uma maneira de apresentar o seu trabalho e ajudar ao próximo, após pegar os quase mil exemplares do seu livro no ano passado, o autor resolveu doar as obras para amigos e instituições da região. 

    “Eu já havia marcado o lançamento do livro no SESC de Ivaiporã, mas as obras foram entregues bem no início da pandemia, e ação acabou não ocorrendo. De qualquer forma, eu criei um modo de distribuir os livros para amigos e instituições para que eles pudessem vender e ajudar quem precisa”, explicou José Monteiro.

    Entre as ações voluntárias, o escritor fez a doação de 120 exemplares de sua mais nova obra para o asilo da cidade de Centenário do Sul, e toda a renda revertida foi enviado ao Lar dos idosos do município. “Lá eu também ajudei a APAE da cidade. Aqui em Rolândia, eu levei muitos livros na casa de amigos e solicitava a doação também instituições da cidade, inclusive para a APAE. Não sei afirmar quantos voluntários ajudaram, mas eu indicava que levassem na APAE”, disse.

    Dos mil exemplares feitos no ano passado, o escritor conta agora com apenas 120 e já tem planos para este restante. “Agora eu estou destinando essas obras para auxiliar os Vicentinos de Rolândia. Algumas pessoas para quais eu entrego o livro às vezes preferem destinar a doação para outros lugares, e eu deixo livre essa escolha, pois o importante é ajudar a quem precisa”, afirmou.

    José ainda contou que o nome “Pássaro de Fogo” faz referência a um incêndio que ele vivenciou em sua infância. “Naquele ano houve uma seca muito intensa. O período também foi marcado pelo nascimento do meu irmão, e eu conto todas essas histórias da minha vida no livro, em formato de poemas e contos. Eu conto tudo a minha maneira, eu sou poeta que falo sobre as verdades dos acontecimentos da minha trajetória, mas tudo de uma forma mais suave, retirando os espinhos e colocando flores no lugar”, explicou o autor.

    As pessoas interessadas em adquirir um exemplar do livro podem entrar em contato com o José Monteiro, por meio do telefone (43) 9.9113-9243. O escritor não cobra pela venda das obras, mas pede que em troca as pessoas façam doações para instituições sociais da cidade.  


Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.