Pe. Zé se aposenta e deixa a paróquia São Paulo Apóstolo

Monsenhor José Agius vai encerrar suas atividades na paróquia da Vila Operária e um novo pároco assumirá no dia 07; Missa marcará essa passagem

Publicado: 06/04/21 • 14h40

    Após 56 anos de sacerdócio, o Monsenhor José Agius, conhecido como “Padre Zé”, vai se desligar de suas atividades, que atualmente eram desempenhadas como administrador na paróquia de São Paulo Apóstolo, na Vila Operária, em Rolândia. O desligamento foi solicitado por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, até por conta da idade de Padre José, que completa 80 anos em outubro.

    O Código de Direito Canônico determina que bispos e responsáveis da Cúria devem apresentar renúncia ao atingir 75 anos. “De qualquer forma, eu precisava renunciar ao cargo por já ter atingido mais que o limite da idade, agora preciso me aposentar”, disse o Padre. “Mas tive cinco anos a mais”, comemorou o monsenhor.

    Atualmente, o Monsenhor estava diretamente ligado às atividades administrativas da paróquia São Paulo do que às ações oficiais de um pároco. Ele chegou em 2018, logo que deixou a paróquia São José, na qual ficou por 50 anos. Desde então, junto com a comunidade da Vila Operária, lutou para terminar toda a reforma e ampliação da 
Igreja São Paulo, o que aconteceu em março deste ano. 

    Na prática, Padre Zé apenas deixa a administração e a pastoral da Paróquia São Paulo e não assumirá mais as responsabilidades de um pároco, mas ainda continuará atuando como padre e desempenhando algumas funções. “Nada impede que eu continue rezando missas e confessando fieis, além de poder ajudar a outros padres de outras paróquias”, explicou o Monsenhor.

    Ainda não foi informado qual será o novo pároco que substituirá o Padre Zé na paróquia São Paulo. A data para a transição está marcada para o dia 07 de abril, durante uma missa que será celebrada na Igreja São Paulo Apóstolo com a presença do bispo Dom Geremias. 

    Breve histórico 
    Joseph Bernard Agius, conhecido como “Padre Zé”, nasceu em 02 de outubro de 1942 em uma pequena ilha chamada Gozo, em Malta. Ele chegou ao Brasil em 1961 e tem quatro irmãos: Rita (78), Adeodato (76), Maria (74) e Félix (72 anos. Rita e Adeodato moram em Malta e Maria e Félix na Austrália. Seus pais, Spiro faleceu aos 82 anos em 1991 e sua mãe, Maria Rosa, faleceu em 2003, aos 91 anos de idade.

    Padre Zé foi ordenado padre em 4 de julho de 1965 na antiga Catedral de Londrina pelo primeiro Bispo, Dom Geraldo Fernandes, e depois ficou em Pitangueiras por quatro anos. Na época, estudava teologia em Curitiba e passava as férias em Rolândia. A cidade sempre lhe foi muito importante.

    Assumiu, em maio de 1969, a Paróquia São José, uma igreja ainda inacabada. Ele não só concluiu, como reformou dentro e fora e também a praça da igreja. Seu trabalho pastoral e social foi e ainda é grandioso, e até então nunca visto em Rolândia. Em fevereiro de 2018 ele iniciou como pároco da Igreja São Paulo Apóstolo e também terminou a ampliação e reforma daquele templo.

    Entre as obras ao longo dos anos estão a torre de sinos, o centro pastoral, paróquias e salas comunitárias. 
O Monsenhor José nunca desanimou, e mesmo em meio a muitas dificuldades estruturou vários espaços em nosso município, sempre com o objetivo de disseminar a palavra de Deus, e continuará auxiliando toda a comunidade com um conselheiro espiritual.

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.