Jornada Literária - por Ana Paula Silva

Resumo #1: Dom Casmurro

Publicado: 13/04/21 • 07h57

    Hoje, iremos nos desviar um pouco da cronologia literária para falarmos sobre uma das principais obras do Realismo brasileiro escrita por Machado de Assis: Dom Casmurro.

    Em um breve resumo, conhecemos, inicialmente, Bentinho, apelidado como Dom Casmurro, aos cinquenta anos de idade, resolve escrever um livro de memórias contando sobre seu amor de infância, Capitu.

    Bentinho e Capitu eram vizinhos e declaram-se apaixonados na adolescência. Porém, Dona Glória, mãe de Bentinho, tinha prometido torná-lo padre. Mas, os dois jovens, movidos pelo amor, fizeram de tudo para que esse plano desse errado. Com ajuda de José Dias, um agregado da família, Bentinho conseguiu fugir de seu destino e convenceu sua mãe a mandar outra pessoa em seu lugar, mas, mesmo assim, precisou frequentar um ano de seminário. Lá, conheceu Escobar e tornaram-se melhores amigos.

    Ainda cultivando um imenso amor por Capitu, Bentinho vai estudar Direito na Europa e quando retorna, cumpre a promessa e os dois unem-se em matrimônio. Em complemento a essa alegria, Escobar casa-se com Sancha, melhor amiga de Capitu e resolvem morar vizinhos. Após algum tempo, essa alegria começa a se dissolver, pois Capitu e Bentinho não conseguem ter filhos, enquanto seus amigos já possuem uma. Toda essa situação gera uma reviravolta que causa o clímax da história e gera uma grande indagação sobre o caráter de Capitu. 

    Qualquer coisa que eu disser a partir disso, irá gerar um grande “Spoiler”, então eu convido vocês a lerem essa história e descobrirem o que acontece no final. 

Boas leituras!

Ana Paula Silva é formada em Pedagogia e Letras

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.