Radicado em SP, artista rolandense lança sua HQ

A História em Quadrinhos “Limonada” é uma adaptação da peça de teatro também criada por João Hannuch em 2015 e lançada em 2017

Publicado: 20/04/21 • 16h02

    O artista João Hannuch, 33 anos, é natural de Rolândia. Aos 17 anos saiu do município para poder fazer faculdade. Hoje, João se destaca em diversas áreas artísticas como na atuação, ilustração, fazendo retratos e fotos; além de diretor da Cia Paulistana de Teatro Pop Jovem Benvinda Cia, é fotógrafo e também podcaster. Em março, o multiartista lançou sua primeira obra em HQ: Limonada, que saiu pela editora Giostri. 

    Dor e amor
    A história aborda a vida de Beto, um rapaz gay que, durante as comemorações dos seus 30 anos de idade, recebe a visita inesperada de seus ex-namorados. Desse modo, aquilo que poderia se tornar um fiasco se transforma numa jornada para reconstruir e ressignificar suas memórias afetivas. “Tudo começou em 2014 quando levei um “pé na bunda” que doeu muito. Após muito sofrimento, decidi que deveria tomar uma atitude, e o que eu fiz foi escrever uma peça de teatro”, explicou João.

    A obra “Limonada” é uma adaptação da peça de teatro homônima, roteirizada também por Hannuch, que estreou em 2017 na Benvinda Cia. O incentivo para essa adaptação ocorreu durante o período de isolamento social em 2020, já que as peças de teatro não aconteceram a fim de evitar aglomerações. João Hannuch utiliza da narrativa visual, lúdica, alegórica e debochada para dar uma nova roupagem para a dramaturgia, através das ilustrações.

    “Foram dois anos entre escrever a obra ‘Limonada’ e sair do papel para de fato ser uma peça. A obra foi apresentada pela minha companhia de teatro a Benvinda Cia e foi lançada em maio de 2017. Fizemos muitas apresentações pela cidade de São Paulo em centro culturais, e eu também estava no elenco. É uma peça muito legal pela qual tenho um carinho muito grande. A última apresentação foi no final de 2019 e depois, por conta da pandeia, precisamos parar”, relembrou João Hannuch.

    Em Limonada, os leitores vão acompanhar as memórias amorosas de Beto ao reencontrar seus ex-namorados bem no dia do seu aniversário. Entre paixões, emoções e algumas doloridas verdades, Limonada faz refletir sobre o que se aprende com os amores que passam e o que se deixa para eles. O lançamento do livro aconteceu em março durante um evento on-line na plataforma Zoom. O evento seria presencial, mas a editora informou o adiamento devido à fase vermelha em que o Estado de São Paulo estava na época.

    Outros projetos
    João está aproveitando o momento de isolamento social e está trabalhando em cima de outras peças de teatro, tudo de forma online. “Estou aproveitando que este existe essa demanda no mercado agora com a minha companhia e já estou trabalhando em uma próxima HQ que também é baseada em uma peça que eu dirigi e escrevi chamada: Dinossara”, revelou.

    O artista também está concluindo o mestrado na instituição Célia Helena Centro de Artes e Educação e está pesquisando sobre o teatro transmídia. “O teatro transmídia são as possibilidades de se executar o teatro em novas plataformas e cultura pop, que é uma estética que pesquiso em todos os meus trabalhos, inclusive, na HQ Limonada”, informou. João ainda afirmou que almeja muito montar um projeto futuro que possa trazer também para o município de Rolândia. “É um sonho poder fazer isso e espero que eu consiga um dia”, ressaltou.

    Como comprar
    Quem estiver interessado em comprar a HQ de João Hannuch deve entrar em contato com o artista através de seu Instagram (@joaohannuch) ou diretamente com a editora Giostri através do site da empresa (www.giostrieditora.com.br).

    Sobre o artista
    João Hannuch morava na rua Duque de Caxias com seu pai, Jorge Nascif (falecido em 2019), sua mãe Janice Hannuch e seu irmão Caio Nascif (35 anos), que é médico e também mora em São Paulo. João é formado em Publicidade pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, e estudou teatro na Oficina de Atores Nilton Travesso. Já atuou em várias peças de teatro e hoje é diretor da Companhia de Teatro Benvinda Cia. Para acompanhar todos os projetos feitos por ele, e pelos atores que trabalham com ele, acesse o Instagram da Cia: @benvindacia. Siga o artista também em sua rede social: @joaohannuch. Atualmente, o artista mora no bairro Santa Cecília, em São Paulo.

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.