Onde descartar o lixo reciclável? No mato nunca

Secretário do Meio Ambiente orienta a população a separar os resíduos de maneira adequada e a ficarem atentos aos tipos de materiais descartados

Publicado: 26/04/21 • 09h52

    O secretário de Meio Ambiente-Agricultura de Rolândia, Audinil Maringonda Junior, falou com a população sobre o descarte correto dos resíduos recicláveis. “Gostaria de fazer um apelo à população para realmente se conscientizarem e fazer o descarte correto deste material em suas casas, pois esse material é a base da sobrevivência de algumas famílias que hoje fazem a triagem lá no aterro sanitário”, afirmou. 

    Em Rolândia, a Sanetran realiza a prestação de serviço de coleta, transporte e destinação final de resíduos (orgânico, reciclável, industrial, serviço de saúde, entre outros). É importante destacar que a separação do lixo feita corretamente alivia de forma significativa o despejo em aterros sanitários e lixões a céu aberto, que podem contaminar o solo e agravar o efeito estufa.

    Descartar o lixo corretamente não depende apenas da nossa intuição ou da aparência do material que está sendo descartado. Há uma série de coisas que não são recicláveis ou não podem ir para o lixo comum. O Jornal de Rolândia mostra agora como deve ser a correta separação do lixo em sua casa. 

    Lixos orgânicos não podem ser reciclados. Todo lixo de origem animal ou vegetal, como cascas, sementes, restos de alimentos deve ser jogado fora na coleta domiciliar sem passar pela coleta seletiva. Não podem, portanto, serem colocados junto com o lixo reciclável, pois os servidores não o recolherão. No município os dias de coleta domiciliar deste tipo de resíduo ocorre três vezes na semana, exceto pela região central, em que ocorre todos os dias da semana. 

    Já todo resíduo descartado, que pode ser reaproveitado parcialmente ou como um todo, é um material que pode retornar à cadeia produtiva. Materiais como alumínio, vidro (desde que bem embalados e separados para não cortar os servidores), papelão, isopor, plástico etc. A coletas seletiva dos resíduos recicláveis ocorrem uma vez na semana, sempre a partir das 7:00. 

    Descarte de móveis e folhagens
    Você tem um sofá antigo em sua casa que precisa descartar, mas não sabe a quem recorrer? A Sanetran também faz o recolhimento deste material para a população, mediante a um agendamento prévio. A empresa já tem um percurso definido, então por isso é necessário fazer este agendamento.  Outra situação de descarte diferente do lixo comum, é a de folhagens, que também é realizado pela Sanetran, por meio deste agendamento.

    O telefone de contato com a Sanetran é o (43) 3255-4742. Você pode entrar em ligar para a empresa de segunda à sexta, das 7h às 17h e aos sábados das 7h às 12h. Vale ressaltar que o serviço de recolhimentos de folhagens, madeiras antigas e sofás deve ser agendado, e o morador precisa deixar os descartes em frente a sua residência. 

    Multas
    Além disso, o munícipe que não fizer o descarte regular de resíduos recicláveis, pode pagar multa. Recentemente por meio de denúncias anônimas, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente chegou aos infratores e aplicou duas multas por descarte irregular de lixo. 

    Uma, de um cidadão que descartou resíduos na praça do Residencial Manoel Muller, equivalente ao valor de R$1600 reais; e outra, em um munícipe que descartou objetos em uma área rural da cidade. Cada multa foi de mais de mil e duzentos reais. “Se for comprovado o descarte irregular, a secretaria vai lavrar uma nota de infração, pois isso não é permitido pela legislação”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente.

    As denúncias (anônimas ou não) podem ser feitas para o telefone 3156-0333, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, ou ainda 24 horas por dia por dia pelo site (www.rolandia.pr.gov.br). Basta clicar em “serviços online”, depois em “protocolo online” e, enfim, em atendimento. 

    O link direto de atendimento: 
    https://rolandia.1doc.com.br/atendimento. 

DIAS E LOCAIS DO RECOLHIMENTO DO LIXO RECICLÁVEL

Setor 506 (segunda-feira) – São Fernando, Santiago, Erdei e Gustavo Giordani.
Setor 505 (terça-feira) – Água Verde, Roland Garden, Capricórnio, Cidade Verde, Manoel Muller, Morada do Sol, Horácio Cabral, Rosângelo, Nobre II, Maracanã, Floresta, Vila Odório, Henrique Berger, e as Avenidas Aylton Rodrigues Alves, Alfredo Moreira Filho e Europa. 
Setor 503 (quarta-feira) – Vila Oliveira, Jd Alvorada, Jd Marajoara, Jd Tapajós, Jd Nobre IV e V, Cidade Nova I e II, Parque Ind. Roland, Parque Ind. Norte, Ernesto Francischini, José Perazolo, Aida Nogueira, Tomie Nagatami, São Martinho e Bartira. 
Setor 504 (quinta-feira) – Los Angeles, Maanain, Arnaldo Buzato, Jardim das Flores, Santa Mônica I, II e III, Santa Terezinha, Roland, Caviúna, Vila Esperança, Vila Neves, Casa Grande e Marabu, Vila São Paulo, Terezópolis, Jd San Mariano, Imperial, Jd Olga e Vila Barro.
Setor 507 (sexta-feira) – Novo Horizonte, Maragogipe, Jd Catuaí, Jd do Café I, II e III, Vila Nogueira, Parigot, Pizzaia, Catuaí, Monte Carlo I e II, União e Gustavo Giordani.
Setor 501 (sábado) – Parque Solari, Jd Bela Vista, Paque Atenas, Alto da Boa Vista, Jd Florença, Castro Alves à Presidente Getúlio Vargas. 

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.