Editorial - Edição: 822 - sexta-feira, 30-04-21

Boas notícias, más notícias e notícias mais ou menos

Publicado: 30/04/21 • 08h39

    Olá, leitor e leitora do JR

    Primeiro a boa, a má ou a notícia mais ou menos? 
    Bom, comecemos com a má notícia: muitas pessoas com 80 anos ou mais não receberam a segunda dose da vacina contra o coronavírus, que deveria ter sido tomada depois de 28 dias da primeira dose. Na verdade, mais de 25% desse público não foi imunizado pela segunda vez com a vacina. Seguramente mais de 300 pessoas.

    Algumas pessoas podem não ter ido por esquecimento, alguns por terem ficado acamados, até por morte. Esperemos que não tenha ninguém que não tenha ido por causa do negacionismo. A vacina pode dar trombos - se a pessoa pegar a covid e sem ter se vacinado, o risco da trombose é, pelo menos, 100 vezes maior.

    Esse negacionismo e a descrença na ciência tem levado muitas pessoas a ficarem doentes com a Covid-19. Lemos, esses dias, um comentário de uma pessoa que afirmou que tinha pego a Covid, mesmo tendo ficado em lockdown e, pior, não tomou a cloroquina ou essas inas da vida que iriam prevenir a doença. 

    Não há o que falar mais, precisamos de fatos. Algumas doenças estão voltando porque algumas pessoas deixaram de tomar a vacina. A paralisia infantil pode ser mais uma nesse bojo a voltar para assombrar os brasileiros. Tudo porque não acreditamos na vacina.

    A boa notícia fica por conta da alegria com que alguns idosos vão se vacinar. Dá gosto de ver e de fotografar e de filmar.  

    Ainda sobre vacinação, as gestantes e as puérperas já podem se cadastrar para receber a imunização como grupos prioritários, assim como quem tem comorbidades e professores. O Ministério da Saúde incluiu grávidas e mulheres de dieta, como diria minha mãe, como grupos prioritários. 

    Ainda sobre a vacinação, em Rolândia as pessoas de 62 anos estão sendo chamadas para serem imunizadas, tudo com agendamento. Se chegarem mais doses, tacá-lhe drive thru.

    Outra boa notícia é o início do recapeamento da rua Franklin Negrão e arredores, perto do IBC. Dentro de duas semanas, a obra começará a ser feita: o Ordem de Serviço foi assinada na quarta (28). 

    Outra grande notícia foi o aniversário de 74 anos do Nacional Atlético Clube, o NAC, o Guerreiro do Norte, o Azulão. Parabéns e esperamos que a equipe dispute a Segundona e possa montar um time para lutar pelo acesso.
 
Até a próxima

Josiane Rodrigues
Editora

José Eduardo
Editor

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.