Esgoto vaza e vai para ribeirão das Amoreiras

Não é a primeira vez que extravasamento de esgoto acontece na rua Ribeirão Vermelho, no Vale Verde, em Rolândia

Publicado: 19/07/21 • 11h16

    Uma obstrução na rede de esgoto da Sanepar no jardim Vale Verde, em Rolândia, provocou o vazamento na rua Ribeirão Vermelho na noite da quarta-feira (14). Um líquido com odor muito forte atravessou a rua e seguiu para um bueiro e, dali, até a nascente do ribeirão das Amoreiras. A Sanepar foi chamada para resolver o problema na mesma noite.

    De acordo com moradores do bairro, essa não é a primeira vez que acontece uma extravasamento como esse. “Já aconteceu umas três ou quatro vezes nesse mesmo local e sempre a Sanepar vem arrumar o problema”, revelou um dos moradores do Vale Verde. 

    O secretário de Meio Ambiente de Rolândia, Audinil Maringonda Junior, foi até a gerência da Sanepar para cobrar providências da empresa. “Ele me falou que essa rede é a mesma que recebe o esgoto da delegacia e todo local em que há delegacia tem problemas como esse. Isso porque os presos jogam tudo na rede de esgoto, desde escova de dente a outros materiais e acaba entupindo toda a rede”, afirmou Audinil. Ainda de acordo com a Sanepar, esse lugar é ponto crítico e colaboradores da empresa passam três vezes por semana por lá em um preventivo.

    Nota da Sanepar
    Em relação ao extravasamento de esgoto na Rua Ribeirão Vermelho em Rolândia, a Sanepar informa que equipes trabalharam no serviço de desobstrução dessa rede, tendo retirado do local muitos detritos. Pelas características do que foi encontrado, trata-se de material proveniente da Delegacia. Orientações no sentido de minimizar essa ocorrência estão sendo repassadas.
 
    Sobre a operação da rede coletora de esgoto, a Sanepar realiza trabalho contínuo de vistorias e lavagens preventivas em pontos estratégicos, mas encontra o desafio de retirar das tubulações materiais diversos que deveriam ser destinados ao aterro sanitário. Obstruções e refluxos na rede (quando o esgoto volta para a residência) são causadas por mau uso da rede, dimensionada para receber esgoto, água usada na cozinha, banheiros e área de serviço.

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.