UBSs têm dia de preventivo e agendamento de mamografia

Unidades Básicas de Saúde de Rolânda realizam preventivos no dia 24 e agendamento de mamografia

Publicado: 20/07/21 • 09h31

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Rolândia estão realizando o agendamento para exames de coleta de preventivo e as solicitações de mamografia. O preventivo será no dia 24 de julho, das 8h às 13h, na mesma UBS em que a paciente fez o agendamento. Já o pedido de mamografia será marcado conforme a disponibilidade das instituições de saúde do município que ofertam o exame. 

    Os exames serão oferecidos para mulheres que se encaixam nos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A mamografia é indicada para mulheres acima dos 40 anos, quando há histórico da doença na família, e na faixa etária dos 50 aos 69 anos, quando hão há risco. Mulheres entre 25 e 64 anos fazem parte do grupo prioritário para realização do exame do preventivo de colo de útero.

    A ação faz parte de uma campanha da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo promover o acesso desses exames tão importantes para a população. Tradicionalmente, a ação ocorreria no mês de março, mas o setor de saúde do município optou em fazer essa campanha agora, pois o cenário da pandemia está menos crítico. 
  
    “Ficamos muitos meses parados por conta da pandemia sem poder fazer essas campanhas. Desde de outubro do ano passado estamos fazendo o retorno gradual dessas ações, que estava tendo pouco procura por conta dos horários. Por isso, decidimos abrir uma agenda em horário alternativo” explicou Angela Cristina Schneider, diretora de Atenção Primária à Saúde. 

    Para agendar o horário da coleta do preventivo no dia 24 de julho, a mulher precisa se deslocar até a UBS mais próxima de sua residência e levar um documento com foto. “No dia do agendamento, as atendentes vão explicar para a paciente o que ela precisará levar no dia do exame”, ressaltou a diretora.

    Angela Cristina Schneider alertou que as mulheres que forem até as UBSs utilizem máscara de proteção e façam a higienização das mãos, para que tudo ocorra com segurança. “Estamos agendado os horários exatamente para evitar aglomerações. Ainda estamos em pandemia e os cuidados precisam ser tomados”, orientou. 

    As UBSs do município atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas. Para eventuais dúvidas, as pessoas devem entrar em contato pelo telefone com as unidades: UBS Bartira (3255-9003); UBS Nobre (3256-7358); UBS Parigot de Souza (3906-1110); UBS Planalto (3906-1020); UBS Santiago (3906-1017); UBS São Fernando (3255-4806); UBS São Martinho (3240-1114); UBS Tomie Nagatani (99167-8840) e UBS Vila Oliveira (3906-1013).

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.