No Souza e Herions: comunidade pode eleger diretoria de colégios nesta sexta

Se não houver quórum mínimo nesta última consulta, Núcleo Regional irá escolher diretoria

Publicado: 20/07/21 • 17h37

    Dois colégios estaduais vão realizar uma nova consulta à comunidade para definir a nova diretoria das instituições nesta sexta-feira, dia 23 de julho, aqui em Rolândia. A eleição será realizada no colégio Padre José Herions e no Colégio Souza Naves. Se algum dos estabelecimentos de ensino não alcança quórum mínimo, como acontece na primeira consulta no dia 07 de julho, a nova diretoria será nomeada pelo Núcleo Regional de Educação. Por isso, a necessidade de participação da comunidade escolar nesse processo democrático.

    Quem vota
    Estão aptos a votar professores e colaboradores que estejam na instituição de ensino, alunos com 16 anos completos na data da consulta e responsáveis pelos alunos menores de 16 anos. Os dois colégios têm chapa única para a eleição.

    A primeira tentativa ação do processo eleitoral que vai definir os gestores dos dois colégios para os próximos quatro anos (2021-2024) não atingiu o quórum mínimo para ser validado. Para ser homologada, a eleição necessita de quórum mínimo de 35% dos aptos a votar, incluindo os votos brancos e excluídos os nulos. Quando não for atingido o quórum mínimo, realiza-se uma nova votação. Se a situação atual se repetir, o Núcleo Regional de Educação indicará uma pessoa para ocupar o cargo de direção nos colégios – esse profissional não precisa ser, necessariamente, de dentro do colégio.

    As intuições acreditam que o quórum não foi atingido por conta da pandemia e pelo afastamento da comunidade, pois antes eram realizadas reuniões com os pais e projetos com os alunos e com a comunidade. Na primeira consulta no Padre José Herions, eram necessários quase 500 votos e apenas 300 pessoas votaram.

    Chapas

    No Colégio Padre José Herions a chapa é única é formada pelo Fábio Luis Gamen (diretor) e Noeli Rosa (diretora auxiliar). No Souza Naves a consulta também tem uma chapa única, formada pela professora Iranilde Andrade Duraes (diretora geral), professor José Ricardo (diretor auxiliar) e professora Sandra Regina (diretora auxiliar).

    Votação física e online
    Em ambas instituições as votações vão ocorrer de modos diferentes. No Pe. José Herions, a consulta será realizada de modo presencial, respeitando-se todo o protocolo de segurança sanitária descrito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), como a utilização de máscara e higienização das mãos. O colégio está localizado na Av. das Palmeiras, 285 - Jardim Novo Horizonte e a votação será das 8:00 às 21:00. Para mais informações ligue para (43) 3256-2948.

    Já no Souza Naves a consulta será feita de modo online, no mesmo horário (das 8:00 às 21:00). O link para votação chegará para os aptos a votar por meio de SMS ou e-mail: a pessoa receberá o acesso e o token para participar do processo. Porém, quem tiver dificuldades em realizar a ação à distância poderá ir presencialmente até ao colégio localizado (Rua Monteiro Lobato, 421), no mesmo horário. Outras dúvidas podem ser tiradas pelo telefone do colégio (43) 3256-1572. 

Foto(s) desta matéria

Envie seu comentário:
Comentário mediante a aprovação.